quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Chernes e ornitorrincos

Chernes e ornitorrincos é o título de um artigo imperdível do paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues publicado hoje no jornal «O Primeiro de Janeiro» e que o autor transcreve no blog «Ciência ao Natural».

O artigo aproveita o zoomorfismo político subjacente à escolha do título do último livro de um dos dinossáurios da blogosfera nacional, Pacheco Pereira, para nos falar da amálgama única de particularidades reptilianas, avianas e mamiferóides do único sobrevivente conhecido de um ramo de mamíferos que se diversificou no Cretácico inferior.

Recomendo ainda a leitura de todo o blog, especialmente aqueles posts em que o autor nos regala com um resumo em oito partes do trabalho de campo em busca de fósseis de saurópodes que efectuou na Patagónia argentina.

4 comentários:

Fernando Dias disse...

Esta metáfora já havia sido utilizada por Umberto Eco num livro intitulado “Kant e o Ornitorrinco”. Eco utiliza esta metáfora epistemológica para relativizar as categorias analíticas de Kant, e de caminho, para encalacrar os filósofos e cientistas fisicalistas, quando a aplica também ao ser humano como leão, raposa, lobo, cordeiro, borrego e às vezes um grande cornudo.

Perante o Ornitorrinco, Kant ver-se-ia em apuros com os seus princípios à priori para descrever esta amálgama zoológica.

Henrik disse...

O curioso é que o Pacheco Pereira é ele próprio uma «Avis Rara»...

SATANUCHO disse...

e como diz o outro... se (menezes) irritou o Pacheco, alguma coisa deve de andar a fazer bem...

Anónimo disse...

Palmirinha, eu venho aqui todos os dias, eu passo-me com a tua sabedoria, o JPP é uma brincadeira ao pé de ti! Tu sabes tudo tudo e com os detalhes todos!
O único medo que eu tenho é que percas demasiado tempo a escrever tantos posts e depois não venhas a ganhar o nobel da química porque não estavas nos laboratórios o tempo suficiente. Mas com essa tola, eu já nem digo nada, se calhar escreves estes posts enquanto o diabo esfrega um olho. Olha, tu é que sabes, por mim podes continuar.
luis

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...