domingo, 14 de outubro de 2007

Desafios da era pós-genómica

Informação recebida do Centro de Estudos Sociais de Coimbra:

Ciclo “Ciências da Vida e Sociedade: Desafios da era Pós-Genómica”

Organizado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) e o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), o ciclo tem por fim a criação dum fórum que traga para um mesmo espaço cientistas (nacionais e internacionais) da área da genética molecular e das ciências sociais e humanas numa discussão aberta, intensiva e transdisciplinar sobre alguns dos novos desafios que estão a emergir na Biologia, bem como sobre as respostas a esses desafios.

O Ciclo “Ciências da Vida e Sociedade: Desafios da era Pós-Genómica” pretende ser um espaço de reflexão e discussão sobre os grandes dilemas levantados pela Biologia no século XXI. Pela sua importância e pelas questões que levantam, estes dilemas têm um claro impacto social, que impelem a uma avaliação transdisciplinar dos mesmos. Nas três etapas que constituirão o ciclo, investigadores das ciências sociais, da biologia e da genética molecular, oriundos dos EUA, Europa e Hemisfério Sul partilharão perspectivas, conhecimentos e experiências sobre temas como procriação medicamente assistida, células estaminais, mercadorização da vida e saúde e doença.

O ciclo terá a forma de três encontros fechados com os participantes convidados, cada um deles seguido de um colóquio em que os assuntos neles abordados e as suas conclusões retiradas serão partilhados com o público geral.

A primeira sessão do ciclo intitulada Saúde e doença na intersecção da biologia, ambiente e sociedade focará os recentes avanços na investigação biomédica e de que modo podem afectar a prestação de serviços de saúde. O colóquio terá lugar no dia 23 de Outubro, no Anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, pelas 15h30.

O Colóquio contará com a participação de:

Anne Fausto-Sterling (Brown University, EUA),
Adele Clarke (University of California, San Francisco, EUA),
Ana Soto e Carlos Sonnenschein (Tufts University, EUA),
Vololona Rabeharisoa (Centre de Sociologie de l'Innovation, França),
Carlos Machado de Freitas (Fundação Oswaldo Cruz - Brasil),
Jorge Sequeiros (Instituto de Biologia Molecular e Celular, Portugal)

Esta iniciativa, coordenada por João Arriscado Nunes (CES) e João Ramalho Santos (CNC), conta com o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Bristish Council e Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Além do colóquio de 23 de Outubro, estão previstos outros dois colóquios:

A mercadorização da vida, saúde e ambiente: desafios e respostas
12 de Fevereiro de 2008, 15:30, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra

Redesenhando a vida humana: reprodução medicamente assistida, células estaminais e genética
13 de Maio de 2008, 15:30, Fundação Calouste Gulbenkian

_______________________

Daniel Cardoso
Centro de Estudos Sociais
Laboratório Associado
Colégio S. Jerónimo, Apartado 3087
3001-401 Coimbra
Phone: +351 239 855 583
Fax: + 351 239 855 589
E-mail: gestorinfo@ces.uc.pt
Web: www.ces.uc.pt

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...