Estive, pela segunda vez, numa escola secundária com terceiro ciclo que fica numa cidade de média dimensão do interior do nosso país. Vista de fora, é uma escola vulgar, com aquele tipo de arquitectura em blocos que se repete monotonamente. Passado o portão, percebe-se que a pintura dos edifícios os tornam únicos, que tudo está impecavelmente limpo, que o espaço circundante foi arborizado e ajardinado com critério, que existem pequenos oásis e espaços com mesas e bancos agradáveis para alguém se sentar a conversar ou estudar quando o tempo o permite.
A mesma impressão de ordem, funcionalidade e estética acompanhou-me no interior. No refeitório, no átrio, no auditório… Das salas de aula não posso dizer nada, porque ainda não entrei em nenhuma; talvez numa próxima visita. Verdadeira jóia é a biblioteca nova, ainda não completamente arrumada: enorme, clara, com um mobiliário leve, moderno e muito confortável, janelas largas a deitar para o verde lá de fora, e muito importante, com centenas de livros, uns mais antigos, mas outros acabados de publicar, uns de estudo, mas sobretudo romances, poesia, história.
Os empregados e professores que conheci são amáveis e parecem ter aquele “sentimento de pertença à escola” que a investigação em pedagogia tem confirmado ser importante.
Bem, este texto não é propriamente sobre a escola, mas sobre um pequeno grande trabalho que lá se fez: uma agenda da física, da qual, um dia destes, me foi oferecido um exemplar.
A abrir, constam estas palavras:
Esta agenda resulta de um trabalho de pesquisa feito pelos alunos de Ciências Físico-Químicas, em colaboração com os alunos e professores do Departamento de Artes Visuais, que realizaram as ilustrações e a concepção gráfica. Foi uma forma da Escola (…) se associar à celebração do Ano Internacional da Física (2005) e contribuir para a divulgação da ciência.
Citando Friedrich Dürrenmatt: “se os conteúdos da Física dizem respeito aos físicos; os seus efeitos, dizem respeito a todos.”
Folheia-se e percebe-se que todos os registos dos dias do ano remetem para uma data, à qual se segue uma breve nota sobre um acontecimento relacionado com a Física – mais de 360, portanto. Percorrem-se séculos (doze pelo menos, e o XXI está presente) e países (do Oriente e do Ocidente, e Portugal consta) recordam-se momentos fundamentais dessa aventura que tem sido tentar compreender o universo, revisitam-se pessoas que lhe têm dado corpo.
Outra coisa se destaca: de tantas em tantas páginas surgem reproduções de pinturas esplêndidas da autoria dos alunos, obviamente relacionadas com a física, e abaixo uma data e uma citação marcantes. A figura que ilustra este texto, e que representa Einstein, é uma delas.
Não menos importante do que o conteúdo desta agenda, é a sua forma. O cuidado gráfico está presente, o aspecto estético também. Quando nos chega às mãos, percebe-se que o brio guiou quem a pensou e a fez.
A propósito, desta agenda aqui se poderiam tecer longas considerações sobre as mais-valias do método colaborativo e de projecto, as vantagens da interdisciplinaridade, a importância da investigação nos processos de ensino-aprendizagem… Não vou por aí. Interessa-me apenas dizer que este é o tipo de trabalho que, desde há muito se faz e se há-de continuar a fazer nas escolas que querem ser boas escolas, ou seja, naquelas que dão valor ao conhecimento e encaram com seriedade, empenho e, por que não, divertimento, essa nobre actividade que é a educação.
A escola, se me é permitido revelá-lo, é a Secundária/3 de Santa Maria do Olival e fica em Tomar. Os professores de Físico-Químicas e Artes Visuais responsáveis pelo trabalho a que aludi são: João Paulo Teixeira, Maria Luísa Carneirinho, Maria Júlia Morgado e Maria Antónia Rodrigues.
A Agenda da Física estará disponível na página da escola a partir de hoje, dia 9 de Outubro, cujo endereço é: www.esec-sta-maria-olival.rcts.pt.
Cabe em boa parte aos responsáveis pela educação divulgar as boas práticas das escolas. A escola em causa saberá agradecer o elogio, mas confesso que me foi agradavel ler uma apreciação construtiva sobre a organização e funcionamento de uma escola pública. Faz-me acreditar com um novo vigor que ainda é possível fazer pequenos "milagres" na educação e nas escolas, mesmo com poucos recursos materiais, mesmo com menos recursos humanos, ou com as contrariedades da Tutela... mas com muito profissionalismo, uma tamanha boa vontade e um grande amor à profissão!
ResponderEliminarandei nessa escola... concordo com tudo o que diz: bom ambiente, espaços e simpatia do pessoal.
ResponderEliminarDa próxima vez, tenho que lá passar e ver a agenda de fisica
Numa viagem on-line à escola, parece bem cuidada, mas quanto à agenda da física... não se encontra disponível na página da escola :((
ResponderEliminarA data de 9 de Outubro será do ano 2008? Por norma somos um povo pouco cumpridor... prometemos muito... vamos fazendo, mas sempre atrasados.
Uma escola exemplar... falha nas pequenas coisas :((
Parabens à escola!!!
ResponderEliminarProjectos como este enrriquecem e valorizam o conteudo escolar e contribuem para o desenvolvimento dos alunos.
Dei um olhadela à agenda e, de facto, achei-a muito boa.
Continuem assim!
Teresa