terça-feira, 23 de outubro de 2007

GRANDES ERROS



A relação entre a Física Quântica e a Saúde Mental

9 comentários:

Fátima André disse...

Caro Carlos
Gostava de ver aqui neste espaço mais alguns esclarecimentos sobre este assunto.
A pseudociência à semelhança da pseudopedagogia devem ser denunciadas, mas devidamente esclarecidas.
Desde já, fico muito grata pela atenção.

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com a fátima andré. Para mim, que sou leiga, perguntei - grandes erros, porquê?
MTFM

Anónimo disse...

Como é possível que se olhe para isto e se diga que não se entende onde está o absurdo, isso sim merece explicação...

Ricardo

Anónimo disse...

Fisica quantica e saude mental?

Lol

Eu tambem posso dar conferencias sobre a relação entre a mecanização da produção de ervilha e a queda do governo salazarista, tudo a ver topam?

Unipaz é uma universidade holistica internacional, segundo a pagina da net em:
http://www.unipaz.org/onde/europa_portugal.htm
e passo a citar:
"O Campus Unipaz Portugal foi criado em 1997 sob a coordenação do membro da Alubrat, Dalila Paulo, que propôs a sua Direção a constituição de um núcleo de Formação Holística de Base.
A partir da re-análise da proposta inicial, ficou então decidido que a Alubrat daria todo apoio ao nascimento da iniciativa até ficarem reunidas as condições que permitissem a autonomização para um projeto independente.
Neste contexto, estabeleceram-se contatos com a Reitoria da Universidade Holística Internacional em Brasilia, no sentido de dar o seu parecer em relação ao início desta Formação em Portugal, o que foi decididamente aceito durante o Congresso Holístico e Transpessoal Internacional que decorreu em Águas de Lindóia - São Paulo em Setembro do mesmo ano.
Em Outubro de 1998 foi inaugurado o Campus Avançado de Portugal. Desde então, o Campus tem crescido, agora, com a participação de antigos e atuais aprendizes que ajudam a levar a bom porto o plano de atividades de cada ano letivo."

Possui diversos cursos, por exemplo os de base holistica de pretendem:

"O DESPERTAR, a fase da Ecologia Pessoal, é o momento da integração das funções psíquicas de acordo com o modelo junguiano (pensamento-sentimento-sensação-intuição), proporcionando o equilíbrio entre a dimensão pessoal e transpessoal."

"A Metodologia
Facilita a integração das quatro funções psíquicas com os quatro estados de consciência (vigília, sonho, sonho profundo e transpessoal),"

Obviamente esta instituição promove pseudo-ciencia e os seus diplomas não têm validade legal ou se têm não deveriam ter, compete ao estado português vigiar estes casos e agir.
Já agora, a fisica quantica é o ramo da fisica que n estuda a fisica clássica ou seja a instituida por einstein mas sim numa escala subatomica de pequenas particulas, a saude mental têm a ver com a saude da mente dos individuos e as possiveis patologias que eles possam sofrer, não consigo encontrar nenhuma ligação entre ciencias tão diferentes, só mesmo 1 pseudo-ciencia poderia encontrar, por isso cuidado..

Filipe Moura disse...

Se se estudar a relação entre a mecânica quântica e a saúde mental DOS ALUNOS DE FÍSICA, parece-me plausível que se obtenham resultados... :)

Carlos Fiolhais disse...

Eu, como já sabia a resposta dos físicos (a doutrina que permite explicar o comportamento das partículas subatómicas, os núcleos atómicos, os átomos e as moléculas, etc. nada tem a dizer sobre o deficiente funcionamento do cérebro humano) perguntei a psiquiatras se conheciam alguma relação entre Física Quântica e a saúde mental. Desconheciam em absoluto. Nenhum deles tinha estudado Física Quântica. Claro que haverá sempre uma relação, ainda que remota entre qualquer coisa e qualquer outra coisa(sei lá, entre a oceanografia e o cancro da próstata), mas, no caso presente, trata-se de usar uma teoria científica para defender posições que nada têm de científicas.

Anónimo disse...

Carlos Fiolhais. Obrigada pela explicação - Eu, que nem sabia a resposta dos físicos, nem a resposta dos psiquiatras (não sou uma coisa nem outra) atrevi-me a perguntar (a ambos...). Nada mais, só isso!
MTFM

Anónimo disse...

Bem, se pensarmos que quando uma pessoa está deprimida está com "energias negativas" logo o amiltoniano das partículas no seu cérebro vai-se alterar e se adicionarmos a isso fenómenos perturbativos (que advém das preocupações com as prestações do automóvel, casa, etc) então temos um belo sarilho quântico.
PS: Nunca disse tanta parvoíce junta...

Anónimo disse...

O que também começa a ser preocupante é a predominância dos posts no dominío da "pseudociência"...afinal este blog é para divulgação cientifíca, e o tempo que se tem perdido aqui a rebater o "manbo-jambo" já começa a subverter o próprio objectivo do blog.
Vamos lá a falar de coisas sérias, para que isto não se torne numa espécie de "freak-show" cientifíco!

Rui

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...