Parte da prova de aferição de Língua Portuguesa do 1.º ciclo do ensino básico:
"Lê a seguinte descrição de uma experiência.
A FORÇA DA GRAVIDADE
A força da gravidade puxa todos os objectos na vertical, para baixo, em direcção ao centro da Terra. Podes perguntar: e então a Lua não está sujeita à força da gravidade? Sim, claro que está. Mas então porque é que a Lua não cai sobre a Terra?
Para descobrires porque é que a Lua não cai, vais fazer uma experiência bastante engraçada. Vais fazer girar um copo com feijões, sem que os feijões caiam!
Para isso, tens de abrir dois buracos na boca de um copo de plástico e passar por eles um fio, de modo a fazeres uma asa (como se fosse um pequeno balde). Deita uma mão cheia de feijões no copo e, agarrando pela asa, põe o copo a girar. Os feijões caem durante o movimento?
Da mesma maneira que os feijões não caem quando pões o copo a girar, também a Lua não cai. Tal como o copo, a Lua não está parada: ela gira em volta da Terra, demorando 27 dias (ou melhor, 27 dias, 7 horas e 43 minutos) a dar uma volta completa. Sabes a que velocidade a Lua se move em torno da Terra? Move-se a quase 4000 km por hora!
Constança Providência, Nuno Crato, Manuel Paiva, Carlos Fiolhais, Ciência a Brincar 4: Descobre o Céu!, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2005 (texto adaptado).
7. Faz a lista do material referido no texto como necessário à realização da experiência descrita.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
8. Ordena, de 1 a 5, de acordo com o texto, as fases da experiência descrita. Repara que a primeira fase já está numerada.
Deitar uma mão cheia de feijões no copo.
1. Abrir dois buracos na boca de um copo de plástico.
Agarrar o copo pela asa.
Passar um fio pelos buracos, para fazer uma asa.
Pôr o copo a girar.
9. Assinala com X a opção que permite completar a afirmação, de acordo com o sentido do texto.
A Lua e os feijões da experiência não caem,
porque estão bem amarrados.
dão voltas incompletas.
giram à mesma velocidade.
estão em movimento.
10. Lê alguns dos conteúdos e dos títulos que fazem parte do livro de onde foi retirada a descrição da experiência apresentada.Associa cada um dos conteúdos ao respectivo título. Segue o exemplo.
CONTEÚDOS
1 Gratidão dos autores pela ajuda e colaboração que receberam.
Descrição de uma experiência sobre a força da gravidade.
Apresentação dos assuntos abordados ao longo do livro.
TÍTULOS
1 Agradecimentos
2 Introdução
3 Quantas estrelas há no céu?
4 Porque é que a Lua tem manchas?
5 Porque é que a Lua não cai?"
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"A escola pública está em apuros"
Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
8 comentários:
Isto é fantástico mas... os miúdos do 4º ano conseguem fazer esta prova?...
O exercicio proposto é interessante como conceito, mas de facto não fica claro como é que se pretende que os alunos relacionem o movimento de rotação do copo com feijões com o movimento da lua em torno da terra.
São casos diferentes em que forças de natureza diferente intervêm, logo, misturam-se conceitos diferentes.
Não se explica a analogia (pelo menos na transcrição) o que pode induzir os alunos em confusão. Sei que é uma prova de Português para alunos do 4º ano, mas ajudar à compreensão da experiência seria importante do ponto de vista da "literacia científica"...
É um teste de língua portuguesa ou de física? Ou será que é mais um exemplo do pós-modernismo aplicado aos filhos dos outros?
Quando se reduzirem os salários e as pensões, talvez o povo acredite que escola fácil é sinónimo de vida difícil.
nao gostei muito
Os alunos do 4º ano conseguem fazer esta prova !!
ando no 5º aNO NUNCA CHUMBEI E TIVE SATIZFAS MUITO BEM AS DUAS !!e MUITO FACIL
nao gostei muito porque nao tinha a prova
Enviar um comentário