quinta-feira, 20 de maio de 2010

E(I)mergência da Complexidade

Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:




CONFERÊNCIA
22 de Maio de 2010 10h00-18h30
Entrada livre


“E(I)mergência da Complexidade” é o tema para um encontro de investigadores das mais diversas áreas da ciência (Medicina, Economia,Filosofia, Física e Psicologia, entre outros), a decorrer no Sábado,dia 22 de Maio, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, entre as 10 e as 18 horas.

A iniciativa pretende discutir o papel da complexidade no mundo contemporâneo. A discussão passa por temas como o que é a vida, o que constitui a riqueza, as fronteiras da robótica e qual o futuro da Universidade em Portugal e no mundo. Para tanto, vamos usar termos comuns e não técnicos para falar de como a complexidade pode ser obtida a partir de elementos mais simples, e de como a complexidade pode ser entendida de formas diferentes a escalas diferentes. Os conceitos de complexidade vão ser analisados em diversas áreas: Filosofia, Mecânica Quântica, Física do Caos, Robótica, Economia e Administração. Na mesa redonda final vamos ver como estes campos se interligam.

Saiba mais...

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...