sábado, 8 de maio de 2010

HUMOR: Exames nacionais não são fáceis, críticos é que optam por resoluções simplistas

Recupero um texto antigo do Inimigo Público, que continua actual.


Facilitismo, tem sido a palavra usada sempre que o tema são os exames nacionais deste ano. Mas o problema não são os enunciados demasiados fáceis, mas sim uma mentalidade retrógrada e simplista que falha em chegar ao âmago das questões e desenvolvimentos implícitos. Alguns exemplos.

"O João tem cinco laranjas e comeu duas. Com quantas laranjas ficou o João?"

Resposta simplista: 3

Resposta dentro das expectativas contemporâneas: "Ocorre actualmente uma procura crescente por alimentos, principalmente oriunda dos países asiáticos emergentes, que inflacionam os mercados internacionais. Este factor real, associado a uma componente psicológica colada à galopada do petróleo e à incerteza quanto à evolução da crise hipotecária americana, coloca pressão nos géneros alimentares. Se o João tinha cinco laranjas, uma quantidade irrazoável para consumo pessoal, e anunciou ter ingerido duas, possivelmente não o fez. Apenas criou no mercado a percepção da escassez de laranjas, para inflacionar artificialmente o seu preço. Sendo o João um especulador, no final ficou sem nenhuma laranja, já que terá vendido a totalidade pelo preço de 20 laranjas na semana passada."

"Estás sentado numa..."

Resposta simplista: Cadeira

Resposta dentro das expectativas contemporâneas: A vida na Terra tal como a conhecemos é possível graças ao efeito de estufa, que permite reter na atmosfera parte da radiação solar e sem o qual a temperatura média da superfície seriam 19 graus negativos. As principais moléculas responsáveis pelo efeitos de estufa são a água, ozono e dióxido de carbono. Com o advento industrial, causas antropocêntricas têm causado o aumento da concentração deste último na atmosfera, incrementando a retenção dos raios infravermelhos e temperatura terrestre. Como a massa vegetal, nomeadamente as arvores de onde é extraída a madeira para fazer cadeiras, é responsável pelo sequestro do dióxido de carbono atenuando o efeito de estufa, eu não estou sentado numa cadeira mas sim num puff azul em pele de cabra enchido com a roupa suja da semana passada.

4 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Os exames são mesmo - assim - para atrasados mentais???

Rui Baptista disse...

Pior do que isso, parecem ser elaborados por atrasados mentais para atrasados mentais...para gozo estatístico do ministério da Educação e sossego de espírito de um ensino que, tantas vezes, distribui diplomas do ensino superior como os turistas distribuem milho pelos pombos da Praça de S. Marcos, em Veneza!

Fartinho da Silva disse...

Lindooooooooo!

Anónimo disse...

Atrasados mentais, que um dia já foram e um dia os vossos filhos tb serão!
acho um desperdicio total de tempo este blog, visto que se limita a insultar sem meias palvras o esforço de muita gente, que por acaso tem ansia de superar as estatisticas!!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...