terça-feira, 26 de outubro de 2010

Executam-se trabalhos - Novas Oportunidades

Por diversas vezes tem-se aqui, no De Rerum Natura, falado na fraude nos trabalhos académicos, com destaque para o ensino superior, nível de ensino onde o assunto parece causar mais estranheza. Mas, onde ela está, neste momento, mais presente é, tanto quanto sei, nas Iniciativa Novas Oportunidades, havendo quem, assumindo as mais elevadas responsabilidades na Agência Nacional para a Qualificação, a justifique!

Assim sendo, a conotação negativa que poderia ter esse "pagar-a-alguém-para-fazer-um-trabalho-que-dá-acesso-a-um-diploma", atenua-se, dilui-se, desaparece. E a prática torna-se corrente, normal...

Uma prova foi-nos enviada, em comentário, pelo nosso leitor João Boaventura, a quem agradecemos. Trata-se de um anúncio na Internet que mais claro não poderia ser (os sublinhados, aspectos espantosamente reveladores, são meus):
Executam-se trabalhos - Novas Oportunidades

Localização: Porto, Portugal
Data de publicação: Outubro 6
Professores com experiência de 2 anos na área, executam trabalhos para alunos das novas oportunidades.
Se não tiver tempo de concluir o seu trabalho, nós fazemos por si.
Para mais informações contacte....
Não se omite nem nome pessoal, nem número de telefone, nem endereço electrónico. Tudo de "cara destapada", portanto...

8 comentários:

Anónimo disse...

Sendo um anónimo das Velhas Oportunidades, nem sei que lhe diga!
Não sei se chore ou se ria.

Shurikata disse...

Cara Helena,

Tenho-me deparado com bastantes anúncios desses pelo internet fora. Curiosamente, este tipo de serviços é transversal a todo o planeta e a quase todas as áreas. Vou fazendo alguns trabalhos como Freelancer e deparo-me muitas vezes com pedidos de artigos científicos, teses de mestrado e até doutoramento muito bem pagas. Não acho correcto e prefiro ser "pelintra" a ajudar "cabulões" a sacar graus, mas mais curioso é haver quem o faça!

"Valores? Qué isso?"

Anónimo disse...

Já era tempo de acabar com a farsa das novas oportunidades, investir em programas educacionais e profissionais duradouros, e sem interferência dos interesses económicos dentro do Ministério da Educação. Sem isso, podem passar mais 35 anos a "revolucionar" o sistema educativo.

joão boaventura disse...

Relembrando

Que nada é impossível
não é verdade;
todo o mundo faz nada
com facilidade.

Chego sempre à hora certa,
contam comigo, não falho,
pois adoro o meu emprego:
o que detesto é o trabalho.

Millôr Fernandes

in "Pif-Paf"

Anónimo disse...

O termo oportunidade
não se igual a oportunismo,
assim como humanidade
não quer dizer humanismo!

JCN

José Batista da Ascenção disse...

E não há quem os prenda:
Aos que fazem as batotas, mas, sobretudo, aos que criam sistemas que são portas abertas e convidativas para que se faça batota.
E o problema cresceu e agravou-se de tal modo que o próprio país se transformou na prisão onde se multiplicam os culpados e jazem os inocentes.
Não havia uma personalidade política que falava bastante em acção anti-corrupção? Sumiu-se, não foi?

Anónimo disse...

Relembrando, ao meu jeito:

Na minha forma de ver,
custa mais não fazer nada
que alguma coisa fazer,
mesmo que seja de enxada!

JCN

Anónimo disse...

Não se preocupem!

Isto das NO é só para a estatística. Assim o governo poderá mostrar como temos um país moderno, europeu e qualificado, fantástico!

E tudo por uns módicos milhões e sem ter que pensar muito... nem os alunos, nem quem desenhou e executou o programa. Que isto o importante é fazer, quem pensa muito só sabe é discutir e não chega a lado nenhum.

SNG

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...