quarta-feira, 20 de outubro de 2010

VENHA "VER A REPÚBLICA"


Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra:

Em Coimbra, até 27 de Fevereiro 2011

VER A REPÚBLICA mostra documentos inéditos

Instituições de referência da cidade de Coimbra promovem, em conjunto, exposição única sobre a República Portuguesa e o seu aparecimento

Pela primeira vez, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Museu Nacional Machado de Castro unem esforços na concretização de uma exposição transversal, para o centenário da República. VER A REPÚBLICA é inaugurada no dia 22 de Outubro, pelas 17h30, e promete surpreender especialistas e curiosos.

Com centenas de peças, entre gravuras, fotografias e panfletos inéditos, de grande qualidade estética e documentos originais da época, VER A REPÚBLICA pretende “preencher os buracos da história a partir de documentos originais”. Alexandre Ramires, comissário executivo da exposição, sublinha que “80% do certame é composto por objectos desconhecidos do público” e acrescenta que, para os três núcleos da exposição, foi reunida “uma iconografia nova”.

Com a exposição VER A REPÚBLICA, estamos a falar de importantes acontecimentos nacionais. Trata-se de voltar a pôr no devido lugar o papel de Coimbra e da Universidade na história portuguesa”, defende o professor apaixonado pela fotografia.

A ligação à cidade dos estudantes é muito forte, como não podia deixar de ser. “Coimbra é muito presente na história da República, pois nessa altura, a Universidade e os protagonistas republicanos concentram-se na cidade”, lembra Alexandre Ramires.

Num trabalho que se quer completo, a comissão da exposição, que conta com a coordenação científica de Amadeu Carvalho Homem, foca também as primeiras manifestações republicanas em Coimbra e em Portugal, muito antes da implantação da República, para “ver as coisas onde elas começaram”.

Verdadeiro “repositório da memória da Universidade de Coimbra”, VER A REPÚBLICA é dividido por três núcleos. Na GALERIA UNIVERSIDADE habitam os grandes cientistas da Universidade de Coimbra que marcaram a história da República, como Egas MOniz e Aurélio Quintanilha.

A GALERIA REPUBLICANA, patente na Sala São Pedro da Biblioteca Geral da UC, e a GALERIA RiPUBLICANA, do Museu Machado de Castro, apresentam retratos das personalidades que fizeram a República, quer sob a forma de caricaturas, quer pelas imagens passadas pela propaganda republicana.

A destacar ainda, o trabalho gráfico assinado pela empresa de design FBA e as estruturas concebidas pelo arquitecto João Mendes Ribeiro nos três núcleos da exposição. VER A REPÚBLICA vai estar patente em Coimbra até 27 de Fevereiro de 2011.

Mais informações:aqui e aqui.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...