terça-feira, 26 de outubro de 2010

Portugal no antepenúltimo lugar


O jornal "El País" de domingo passado elucida, mostrando números do recente Relatório da Economia Mundial do FMI, qual é o nosso lugar no ranking das nações no que respeita ao crescimento económico (medido em percentagem de aumento do PIB) na década passada, entre 2000 e 2010. Em 180 nações, o nosso lugar é o antepenúltimo (com 6,47%), apenas ficando atrás de nós a Itália (2,43%) e o Haiti (-2,39%, é o único que não cresce). A Espanha está no lugar 144 com 22,43% de crescimento, o que não é nada mau, melhor do que os Estados Unidos e a Alemanha, por exemplo. Do outro lado da lista, entre as economias que mais cresceram encontram-se, entre outros, Angola (5.º lugar, 181,87%) e China (6º lugar, 170,86%).

As previsões para os próximos cinco anos são sombrias: Portugal, continuando com a sua economia estagnada, será o país que menos crescerá (com 4,1%, ainda menos do que na primeira década). O Haiti não sei. Ma a Itália (6,5%) e a Espanha (9,1%) farão melhor do que nós, para já não falar da China, que continuará a crescer muito: 57%, mais de 10% ao ano.

O artigo "A década perdida de Itália e Portugal" de Alicia González, que comenta esses números, pode ser lido aqui, traduzido do "El País".

São conhecidos os responsáveis pelos sucessivos governos na década passada. Mas não o são os da próxima meia década. Conseguirão eles mostrar que as previsões do FMI estão erradas? Oxalá que sim, mas receio bem que não.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...