quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ESTUPIDIFICAÇÃO INDUZIDA


Num jornal de Coimbra com um título curiosíssimo - "Campeão das Províncias" -, que está on-line, de quando em vez encontro trechos que merecem divulgação acrescida. Como este do jornalista Rui Avelar:

"Diz a revista Exame Informática, citando o jornal El País, que o jornalista Franck Frommer (francês) publicou um livro a alertar para a estupidificação gerada pelas apresentações em powerpoint.

“Procura-se mais a exibição do que a demonstração e há uma tentativa de hipnotizar o público e de limitar a sua capacidade de raciocínio”, adverte o autor.

Abraham Moles já tinha alertado para o risco de uma aprendizagem inconsistente, cuja consequência é a deficiente aquisição de conhecimentos (comparando esse processo ao da colagem de papéis com saliva).

Sem ter o estofo de Frommer e de Moles, sempre me irritou ver idiotas inúteis a debitar frases feitas como se de evidências se tratasse."

Rui Avelar

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, mas esse Rui Avelar é o maior idiota inútil desta cidade. As observações de Abraham Moles aplicam-se a ele na perfeição.
José Bernardes Silva

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...