quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A República é cidadania

Informação recebida da Câmara Municipal de Oeiras:

A República, Lugar da Utopia. A República é cidadania
[debate ]

Carlos Fiolhais e Teresa Vilaverde
Carlos Pinto Coelho [ moderador ]
20 Outubro 2010, 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras

20.Outubro - 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras

Com Carlos Fiolhais e Teresa Vilaverde
Moderação: Carlos Pinto Coelho

Em 20 de Outubro terá lugar a quarta e última sessão do projecto “República, lugar da utopia”. Desta feita sob a égide “A República é cidadania. Participa. Constrói a tua República”. O mote em questão centra-se na ideia de participação subentendendo que podemos através deste conceito pensar em aspectos relacionados com a República, como Res Publica, ou seja, responsabilidade pública, ética e cidadania, associando a leitura pública como um dos vectores da construção da participação activa, factor crucial que gera leituras críticas e dinâmicas a partir do material do passado. Deste modo, o que pretendemos é a criação de um ambiente inclusivo que tenha como propósito as seguintes questões: Como gerar participação no espaço social e político? Como contribuir para a construção de comunidades de “vizinhos” que partilham interesses culturais e sociais? Como construir espaços de leitura e de reflexão participativos a partir das diversas ferramentas e suportes de informação? Qual o papel das Universidades na construção do espaço público de acesso ao saber, na aprendizagem e na fixação da memória? Qual o papel da Ciência e das Artes enquanto ferramentas de intervenção, de reflexão e construção de novos paradigmas?

Para abordar esta temática convidamos duas personalidades, no caso da área das ciências e da arte cinematográfica, tentando recriar e transpor para o espaço da Biblioteca o registo de questionamento e discussão que permitirá alargar a reflexão e promover o debate, ou não estivéssemos a falar de República…

Na verdade, e tendo em atenção esta ideia de construção activa e participada, a obra cinematográfica da Teresa VillaVerde ilustra, na perfeição, esta ideia já que as temáticas dos seus filmes gravitam ao redor de preocupações sociais e culturais (como a questão da marginalidade, da precariedade laboral, do Europeísmo, entre outros) e cujo discurso convoca a um olhar crítico e inclusivo, combatendo a indiferença e promovendo a cidadania.

O professor, cientista, comentador Carlos Fiolhais, pelo percurso pessoal e profissional, um percurso que é caracterizado por uma forte intervenção pública. Principalmente, pelo facto de se tratar de uma voz crítica em relação ao ensino em Portugal, às sucessivas reformas de que têm sido objecto, incluindo, naturalmente, nesta reflexão o estatuto das Universidades Públicas. Por outro lado, é sobejamente conhecida o seu contributo no que diz respeito ao incentivo e ensino e divulgação da ciência junto das populações, desconstruído a ideia de que se trata de uma linguagem a que poucos têm acesso.

A não perder!

Contactos:
Tel. 21.440.63.36

Biblioteca Municipal de Oeiras
Av. Doutor Francisco de Sá Carneiro, 17
2780 Oeiras
t. 21 440 63 34/35
f. 21 440 82 85
geral.bmo@cm-oeiras.pt

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...