terça-feira, 26 de outubro de 2010

Biblioteca Joanina mostra microscópio mais antigo de Portugal


Transcrevemos notícia do jornal "As Beiras" (ligeiramente editada):

O microscópio mais antigo do país, oferecido pelo médico Jacob de Castro Sarmento à Universidade de Coimbra (UC), vai estar patente numa exposição na Biblioteca Joanina, no âmbito da abertura do piso intermédio deste monumento emblemático.

O instrumento foi doado no início do século XVIII pelo médico (formado pela UC), que era membro da Royal Society of London, e será exibido no âmbito de uma exposição, a inaugurar a 15 de novembro, sobre os sócios portugueses dessa academia científica.

O diretor da Biblioteca Geral da UC (BGUC), Carlos Fiolhais, disse hoje à agência Lusa que com a abertura, a 1 de novembro, do piso intermédio da Joanina, os turistas passam a ter acesso por inteiro a este “ex-librisdo Paço das Escolas.

Atualmente os turistas podem visitar o piso nobre da Biblioteca Joanina, “um dos sítios mais procurados da UC pelos turistas e talvez mesmo do país”, segundo o catedrático, estando também acessível o piso inferior, a antiga Prisão Académica, que tem acolhido várias exposições.

A exposição sobre os sócios portugueses da Sociedade Real de Londres, a academia cientifica mais antiga do mundo ainda em funcionamento, vai permitir conhecer melhor 25 membros nacionais desta instituição, à qual pertenceram por mérito próprio, e que são na sua maioria do tempo da construção e abertura da Biblioteca Joanina – explicou Carlos Fiolhais.

O original dos Estatutos da UC devidos ao Marquês de Pombal vai estar também exposto na mostra, em que vão igualmente ser focados aspetos da vida de João Jacinto de Magalhães, outro português membro da Royal Society of London, cientista que patrocinou um prémio científico ainda atribuído atualmente por uma sociedade americana.

“É um encontro com a história, a Biblioteca Joanina é um sítio emblemático da nossa história”, vincou o diretor da BGUC.

Esta exposição vai estar patente até Fevereiro e compreende, no dia 10 de dezembro, um colóquio com convidados da Sociedade Real de Londres.

Preenchido com livros antigos, o piso intermédio dos três da Joanina que, a partir do próximo dia 1 também poderá ser apreciado pelos turistas, vai ser animado com exposições periódicas mostrando, por exemplo, edições do rico espólio da UC – segundo Isabel Gomes, responsável pela gestão do circuito turístico do Paço das Escolas.

Além dos vários espaços da Universidade já disponíveis para os turistas, esta responsável adiantou à Lusa que a Torre da UC deverá também abrir ainda este ano ao público para visitas regulares.

Para “mostrar toda a beleza e potencial histórico” do espaço, estão também previstos para 2011 um plano de concertos e uma exposição de fotografia, na Prisão Académica, sobre a Biblioteca e o Paço das Escolas, entre outros eventos destinados a dinamizar o circuito turístico da UC.

“A Universidade de Coimbra é, provavelmente, o espaço mais visitado em Coimbra e um dos mais visitados na região Centro. Convém que a satisfação de quem nos visita seja aumentada”, disse esta responsável, que estima que cerca de meio milhão de pessoas aceda anualmente ao Paço das Escolas.

3 comentários:

José Batista da Ascenção disse...

Uma peça bonita, além do mais.
O que será (para que terá servido) a "pecinha" do lado direito da objectiva?
Em que país terá sido fabricada?
Estou curioso...

Anónimo disse...

Ver um microscópio velho
não tem piada nenhuma:
para mim teria alguma
ver o mais novo aparelho!

JCN

Anónimo disse...

quem inventou o primeiro micróscopio

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...