terça-feira, 19 de maio de 2009

À procura de vida extraterrestre


Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra relativa a curso sobre a ciência que procura vida extraterrestre (na imagem o ET de Spielberg):

Carlos Oliveira, estudante de doutoramento da Universidade do Texas em Austin, vai estar em Coimbra para orientar uma acção de formação sobre a ciência que procura vida fora da Terra.

De 25 a 29 de Maio, das 18 às 21 horas, o Museu da Ciência da UC convida professores e alunos do Ensino Secundário e Superior e o público em geral a descobrirem as últimas novidades numa das áreas mais cativantes da Ciência.

O curso de Astrobiologia "À procura de vida extraterrestre" foca temas científicos e sociais de disciplinas como a Astronomia, Física, Química, Biologia, Antropologia, Geologia, Psicologia e História. Os interessados poderão encontrar mais informações no site do Museu da Ciência da UC (www.museudaciencia.pt).

O curso, inspirado numa acção de formação que Carlos Oliveira, criou e dirige na Universidade do Texas, conta com o apoio do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

O custo de inscrição é de 60 euros para estudantes, 80 euros para professores e 100 euros para o público em geral.

CURSO DE ASTROBIOLOGIA. 25 a 29 de Maio de 2009 18H00 | 21H00
Carlos Oliveira, Universidade do Texas em Austin, EUA

PROGRAMA

25 de Maio | História
Análise do contexto histórico e cultural da ideia de vida extraterrestre.

26 e 27 de Maio | Ciência
Compreensão dos conceitos, teorias e conhecimento científico existente na ideia de vida extraterrestre.
O estudo da vida na Terra permite avaliar a possibilidade de vida para o resto do Universo, detectando os factores que podem ser importantes para determinar a possibilidade de vida extraterrestre.
A formação estelar e planetária, os métodos de detecção de planetas extrasolares, a evolução biológica, cultural, e tecnológica na Terra, a evolução da inteligência humana e o possível tempo de vida de uma civilização tecnológica serão também abordados.

28 de Maio | Especulação Científica
Em que condições poderá existir vida extraterrestre? As diferentes forma de vida na Terra permitem especular acerca da vida noutros planetas no Universo.
Faremos uma viagem pelo Sistema Solar, discutiremos viagens interestelares, consideraremos o programa SETI e estratégias para comunicar com civilizações extraterrestres, e analisaremos casos de OVNIs.

29 de Maio | Ficção Científica
A importância da ficção científica na sociedade e no contexto actual da ideia de vida extraterrestre. A ficção científica ao longo da História.
Serão analisados criticamente vários trabalhos, como: Contacto, Star Trek, Star Wars, The Black Cloud, The Listeners, Guerra dos Mundos, Alien, Super-Homem, Encontros Imediatos do Terceiro Grau, ET – O Extraterrestre, Stargate, K-PAX, Homens de Negro, Ficheiros Secretos.

Público-alvo
Professores, alunos do ensino secundário, alunos universitários e público em geral.

9 comentários:

José Mota disse...

É impossível que o homem que desenhou este ET não conhecesse o José Saramago :-).

ET disse...

Viva el Brazil !

Helena Ribeiro disse...

Josemota:

:)))))

Anónimo disse...

Os unicórnios seriam extraterrestres ?

Anónimo disse...

Ou, talvez, "Ficção Científica" criacionista ?

Anónimo disse...

RICHARD DAWKINS, OVNIS E ALIENS

É interessante e divertido observar o modo como Richard Dawkins se prepara para explicar a crescente evidência de design a nível da biologia molecular.

Nas palavras de Dawkins:

“It could be that at some earlier time, somewhere in the universe, a civilization evolved by probably some kind of Darwinian means to a very, very high level of technology— and designed a form of life that they seeded onto perhaps this planet.

… And I suppose it’s possible that you might find evidence for that if you look at the details of biochemistry, molecular biology, you might find a signature of some sort of designer"

A avaliar pelas suas próprias palavras, o problema de Richard Dawkins não é admitir a possibilidade de design na natureza.


O que ele não quer é admitir que Deus seja o Designer.


Como se sabe, à medida que se torna inequívoco que a vida depende de quantidades inabarcáveis de informação codificada e que esta só pode ter origem inteligente, o problema de Richard Dawkins aumenta.

Daí que ele já esteja a pensar em maneiras de o resolver.

Como se vê, pelas suas palavras, essa resposta envolve muita ficção científica, muitos Aliens e certamente muitos OVNI's.

Só lhe falta dizer que foram os Klingons e os Vulcanos que semearam a vida na Terra.

Anónimo disse...

CRICK, SAGAN E EXTRA-TERRESTRES...


Francis Crick descobriu a estrutura do DNA (juntamente com James Watson), tendo deparado com informação codificada diante dos seus olhos, cuja origem só pode ser inteligente.

Mas como Fancis Crick era um naturalista, não estava preparado para aceitar que Deus é a origem da informação codificada no DNA.

Daí que tenha derivado para caminhos tortuosos e absurdos.


No seu livro Life Itself, Francis Crick sustentou a teoria da panspermia, segundo a qual os extraterrestres vieram de nave espacial semear a vida no planeta Terra.

Para ele, a probabilidade de a vida surgir por acaso era zero.

Mas ele também não queria admitir que Deus fosse o Criador da vida.


É assim que se compreende que ele tenha dito, ‘that life on earth may have begun when aliens from another planet sent a rocket ship containing spores to seed the earth.’

É evidente que Francis Crick não explicou de onde vieram esses aliens. Empurrou o problema para os confins do espaço e do tempo.


Curiosamente, há alguns meses atrás Richard Dawkins também veio admitir que a vida poderia ter sido introduzida na Terra por extraterrestres!!

Quanto a Carl Sagan, basta ler os seus livros Contact e The Cosmic Connection e tirar daí as devidas conclusões.



No seu livro The Cosmic Connection Carl Sagan especula sobre mensagens enviadas por civilizações extraterrestres mais avançadas, através de mecanismos incrivelmente sofisticados


Eis as suas palavras:

'At this very moment the messages from another civilization may be wafting across space, driven by unimaginably advanced devices, there for us to detect them—if only we knew how. ...

Or perhaps the messages are already here, present in some everyday experience that we have not made the right mental effort to recognize. The power of such an advanced civilization is very great.

Their messages may lie in quite familiar circumstances. ... The message from the stars may be here already. But where?'


A mensagem fundamental já está aqui connosco.

Ela foi deixada na Bíblia e inteiramente corroborada pelo DNA.

Por um lado, Deus afirma que a vida foi criada por Ele, tendo na sua origem inteligência.


Um Deus omnipotente e omnisciente criou todos os seres vivos, juntamente com o sistema de armazenamento, transcrição, tradução, execução e cópia da informação necessária à respectiva reprodução de acordo com a sua espécie.

Anónimo disse...

"Um Deus omnipotente e omnisciente criou todos os seres vivos, juntamente com o sistema de armazenamento, transcrição, tradução, execução e cópia da informação necessária à respectiva reprodução de acordo com a sua espécie."

Mas não foi omnipotente nem omnisciente para impedir que os criacionistas proliferassem.

Meu caro, os seus posts são a maior prova de que a estupidez abunda no ser humano. Qualquer pessoa que acredite na existência de um Ser divino cessa de o fazer a partir do momento em que contacta com os seus argumentos.

Anónimo disse...

Tal sucede,frequentemente, com os absurdos relatos criacionistas dos primitivos nómadas hebreus.

Segundo o Génesis 1, ocorreria "sucessão de dias e noites" antes da "criação" do Sol no 4º.dia ...

Mas se havia "sucessão de dias e noites", o nosso Sol serviria apenas para que ocorressem diferentes estações consoante a latitude terrestre ?

Omnipotente e omnisciente, quem? O gazeteiro dos 6 dias ?

VENERAR O QUE NÃO EXISTE

Sumptuosas catedrais e mesquitas, erguidas com fortunas e suor, votadas a um deus que não exista, servirão o fervor ou o terror? Tanta ...