terça-feira, 19 de maio de 2009

MAIS EDDINGTON E EINSTEIN


Informação recebida da Sociedade de Geografia de Lisboa (no esquema: "a luz pesa", isto é, a luz de estrelas deflecte ao passar perto do Sol):

Comemorações do 90º Aniversário da Expedição Científica de Eddington à Ilha do Príncipe para comprovação da Teoria da Relatividade pela Observação do Eclipse Total do Sol em 29 de Maio de 1919.

As comemorações do 90º aniversário das observações efectuadas por Eddington, na Ilha do Príncipe em 1919, constam da realização de uma Conferência Internacional (programa em baixo) e de um Encontro Científico na Ilha do Príncipe em que participarão investigadores da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, do Observatório Astronómico de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Royal Astronomical Society, da International Astronomy Union, do Centro Ciência Viva de Constância, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e dos “Cientistas no Mundo – SIW”. O patrocínio é da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 29 de Maio de 1919, Sir Arthur Eddington, chefiando uma expedição científica organizada pela Royal Astronomical Society, procedeu, na Ilha do Príncipe, durante um eclipse total do Sol, as observações astronómicas que, através da medição da deflexão da luz pelo campo gravítico, permitiram comprovar experimentalmente a Teoria da Relatividade Generalizada proposta por Albert Einstein em 1916.

Os resultados obtidos por Eddington, a par dos resultantes de idênticas experiências realizadas no mesmo dia em Sobral, no Brasil, constituíram um dos mais significativos acontecimentos científicos do séc. XX, determinando a revisão da noção de gravitação que se mantinha imutável desde o tempo de Newton – e trazendo a Einstein a mais eminente notoriedade pública, para a qual, aliás, Eddington relevantemente contribuiu através de numerosas conferências e artigos científicos.

A importância das observações da Ilha do Príncipe levaram um dos seus mais autorizados biógrafos a considerar que a vida de Einstein se dividia em duas fases: ”Do princípio ao Príncipe e do Príncipe a Princeton”.

A Sociedade de Geografia de Lisboa em colaboração com o Governo Regional da Ilha do Príncipe, a Royal Astronomical Society, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e os Scientists in the World, propõe-se assinalar o nonagésimo aniversário das observações efectuadas por Eddington organizando uma Conferência Internacional sobre este tema em Lisboa, comemoração que continuará na Ilha do Príncipe em 29 de Maio de 2009, sob o lema “A Ilha do Príncipe no Universo da Ciência”.

A cerimónia na Ilha do Príncipe constará de um Encontro Científico e do descerramento de uma lápide oferecida pela Royal Astronomical Society e pela International Astronomical Union.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL - PROGRAMA
21 de Maio de 2009
18H00 Sessão de Abertura
- Luís Aires-Barros, Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa
- Sónia Frias, Presidente da Comissão Africana da Sociedade de Geografia de Lisboa
- José Cassandra, Presidente do Governo Regional do Príncipe
18H30 Conferência Inaugural
Os desafios da Ciência no início do século XX
António Manuel Nunes dos Santos – Universidade Nova de Lisboa

22 de Maio de 2009
10H00 - As observações na Ilha do Príncipe
Máximo Ferreira, Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e Centro Ciência Viva de Constância
- Moderação: Inocência Mata
10H45 - As observações em Sobral
Ronaldo Mourão, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
- Moderação: Eugénio Anacoreta Correia
11H30 - O Legado de Einstein e Eddington nos dias de hoje: lentes gravitacionais e estrutura do Universo
Pedro Gil Ferreira – Royal Astronomical Society
- Moderação: Ilídio do Amaral
13H00 - Pausa para Almoço
15H00 - As Primeiras Galáxias: revelando a Idade das Trevas do Universo na Década da Luz da Astronomia
José Manuel Afonso – Observatório Astronómico de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
- Moderação: Paulo Crawford
16H30 - A Teoria da Relatividade no Séc. XXI
José Mariano Gago – Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
- Moderação: Luís Aires-Barros
18H00 - Encerramento

SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA
Rua das Portas de Santo Antão, 100 – 1150-269 Lisboa
Tel. 213425401 e-mail: geral@socgeografialisboa.mail.pt

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...