quinta-feira, 21 de maio de 2009

Saiotes e decotes

Texto de João Boavida, antes publicado no semanário As Beiras, sobre um curioso episódio da nossa animada realidade social e educativa.

Na semana passada alguns jornais noticiaram, em grande, que a Escola Básica de Pinhal Novo tinha proibido saias curtas em excesso, decotes demasiado promissores e calças a cair, como agora muita malta nova abusa e usa. Tratava-se de uma emenda ao regulamento interno da escola «resultado de situações verificadas na sala de aula», e que refere como deveres do aluno «apresentar um aspecto asseado e limpo, vestindo-se de forma adequada ao espaço da sala de aula». Não faltou logo quem aproveitasse este facto, como o da Loja do Cidadão, de Faro.

Desde logo fazer disto uma grande notícia, puxando ao escândalo, é disparate, porque todos vemos e percebemos a razão da coisa. Depois, era inevitável, alguns políticos, cavaleiros de triste figura do politicamente correcto, porque está em perigo a liberdade individual et cetera e tal. E, inevitavelmente, um ou outro programa dessa televisão deslavada e sem miolo, que anda para aí aos caídos e não sabe o que fazer a tantas horas de emissão.

Como não há meio de aparecer ninguém por cá com a gripe porcina, por mais que o desejem e a puxem, toca a inventar notícias e a tentar meter a ridículo uma escola que decide não fechar os olhos às situações inaceitáveis.

Ó meus amigos, deixem-se de coisas, uma escola tem obrigação de ter um regulamento interno. E como é sempre possível aparecer quem queira andar vestido de modo impróprio para a maioria, e muitos até fazem gala nisso, a direcção da escola tem o direito (e o dever) de não permitir que nela as pessoas andem como lhes apetece, visto nem todas saberem comportar-se em público. Sobretudo jovens, sobre quem as modas e os media e toda uma infernal indústria e um diabólico consumismo pressionam e condicionam até ao ridículo puro e à parvoíce completa, impondo uma moda anti-anatómica, fatalmente estúpida, que aperta onde devia alargar e dá largas ao que devia cingir. Embora com armas muito desiguais e lutando contra impérios, os educadores, se o são, têm o direito de impor o bom senso a quem não o tem.

É engraçado que não se vê nenhum partido político denunciar os fabricantes que por força querem impor outro corpo aos jovens, nem os atacam pela situação ridícula a que os sujeitam promovendo e pondo a circular calças e outra farpelas que são um desastre a todos os níveis. Nem a exploração descarada que é venderem, por alto preço, produtos previamente degradados, ou fragilizados, impondo-os como um must. Nem o que significa para certas famílias terem que ceder, com o dinheiro que muitas vezes não têm, às exigências de muitos jovens, de cabeça feita por um consumismo descabelado e sem quaisquer preocupações sociais. Era contra essas multinacionais do ridículo e da parvoeira, e que se estão borrifando para o mal que provocam, que certos partidos à esquerda deviam avançar a direito, como gostam de se mostrar. Seriam úteis e ficaríamos gratos.

Ganhar (?) votos e tentar entalar o Governo à custa de uma escola que procura, com quantas dificuldades, aguentar alunos e problemas, é baixa política. É certo que os pais é que devem habituar os filhos às boas maneiras, mas a própria notícia nos diz que foi preciso convencer alguns de que não era muito correcto o modo como os próprios filhos se apresentavam. E, sendo assim, será preciso dizer mais alguma coisa?

A escola e os professores têm obrigações para com a comunidade e são agentes de formação pagos pelo Estado. Até pode ser que a Escola não tenha razão, que não haja motivo, que aquele conselho executivo exagerou. Mas não custa acreditar que tem razão, pelo que se vê nas ruas. Portanto.

João Boavida

8 comentários:

Paulo, ex-fã do de rerum disse...

Que saudades dos artigos da Professora Palmira...

nuvens de fumo disse...

Helena Damião, que calha de se um decote promissor ? para quem ? que ideia mais moralista das coisas , isto vê-se mesmpo que foi feito para meia dúzia de casos, em que a responsabilidade é dos pais , e não dos alunos.
Uma escola pública não tem o direito de impor regras de vestimenta que não estejam já especificadas na lei geral do estado de direito. É ridículo, eu adoraria ver esse regulamento e os acéfalos que o criaram. Será que se lembraram de mensionar t-shirts as frases autorizadas a serem estampadas ? será que pensaram nas capas dos livros e no tipo de papel de encadernação permitido ? sempre pode ter imagens porno: ) eu se andasse nessa escola iria divertir-me com isso.
“vestindo-se de forma adequada ao espaço da sala de aula” que raio de definição é esta ? quem determina ? onde está o regulamento e porque aquele e não outro? a especificidade ? ou é a arbitrariedade completa ? o bom senso não existe e não é igual para todos, oq eu uma saia curta ? quantos centímetros ?Ridículo

Claro que está em causa a expressão da individualidade , porque se uma anta estilo conservadora achar que um aluno ter o cabelo comprido não é próprio para uma sala de aula, ou ser gótico ou algo do género, é mesmo a questão da liberdade que está em causa. Já agora um uniforme, estilo bibe….

Qual a legalidade de uma imposição arbitrária que pode ir contra a lei geral ? acho que se um aluno for vestido de uma forma que não agrade aos professores( notar que não se percebe quais os parâmetros a usar) , o que é que eles vão fazer ? impedir de ir às aulas ? com o ensino a ser obrigatório e com uma regra aprovada à canzana, que nem sequer sei se é legal , como descalçam a bota ?
Normas internas não podem ir contra normas gerais, e as pessoas podem-se vestir como queiram e não podem ficar privadas do ensino apenas porque uns moralistas do século passado estão chocados ou invejosos com os corpos dos alunos e das alunas.
De facto a porcaria do nosso ensino deve ter decaído de forma tenebrosa, quando é necessário definir este tipo de coisas é porque os professores são muito fraquinhos, em vez de ensinarem, dedicam-se a moralismos e aulas de moda.

Este moralismo bacoco parece-me uma desculpa

Anónimo disse...

É só fumaça .

Anónimo disse...

Concordo com o comentário do Paulo. Vá a:

http://jugular.blogs.sapo.pt/user/palmirafsilva

Anónimo disse...

Ó Nuvens:
Eu sei o que é um decote promissor...Para quem? Ó Nuvens não goze.
E já agora, se um garoto resolve aparecer em cuecas? E se for com o pénis de fora? Ou uma garota com as mamas de fora? Se calhar há limites, não?

nuvens de fumo disse...

Ó anónimo
a lei geral estipula já essas regras, também se aparecer alguém a vender droga , não é necessário existir um regulamento a dizer,: é proibida a venda de droga na escola :((((

Agora se uma rapariga for com um decote maior quem decide o limite do decote ?
depende provavelmente do tamanho das mamas vs decote, mas em função também da transparência do material assim como, se for sem decote e sem nada por baixo com um fato de licra é capaz de ser pior.
Sabe, este tipo de tema é tão estúpido e estéril como saber o sexo dos anjos.
é uma boa maneira de se arranjar problemas, porque continuo na minha, se um aluno invocar o direito a andar como quiser quais são as sanções ? chumba-se um aluno pelos calções ?

é este tipo de disparate que se podia evitar, fazendo os professores o papel deles, que é ensinar e integrar. Chamando os pais, mas isso dá trabalho , é complicado , e sempre é melhor meter num papelucho uma regra mais do tempo do bolor de botas.
Numa época onde temos de levar com a vida amorosa do homem que tinha galinhas em são bento, porque não umas bucazitas nas escolas ?

enfim haja pachorra, anda tudo maluco, moralista , e chato

nuvens de fumo disse...

era burcazitas , e não bucazitas, fica a correcção

Anónimo disse...

Pensando bem, você é capaz de ter razão. Também tenho essa experiência: há coisas que as pessoas podem resolver mas se se metem a fazer regras, aquilo é um nunca mais acabar de casos e subcasos em que ninguém se entende mas em que se ultrapassam facilmente a raias do rídiculo. Acho que estou de acordo consigo.
Anónimo das 15:52

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...