sexta-feira, 22 de maio de 2009

CICLO CONDOMÍNIO TERRA NA FNAC

Informação recebida da FNAC:
A Terra é o título do conjunto de projecções e colóquios a decorrerem no fórum Fnac entre os próximos dias 16 a 31 de Maio. Neste âmbito convidámos especialistas para nos esclarecerem sobre quais os riscos e perigos que pairam sobre a nossa casa comum, o planeta Terra. Projectaremos também diversos documentários com a chancela da National Geographic dedicados ao planeta, às condições ambientais e às energias renováveis.

ESTRATÉGIAS PARA COMUNICAR A CIÊNCIA
por David Marçal
23.05 SAB18H00 Vasco da Gama

Inserido na comemoração do próximo Dia Mundial do Ambiente, apresentamos no fórum do Vasco da Gama, o colóquio: Estratégias para comunicar a ciência: pensar fora da caixa ou falar para o boneco. Vivemos numa sociedade crescentemente tecnológica, em que a linguagem científica é recorrentemente utilizada. David Marçal traz-nos a sua visão de comunicar a ciência num jornal de referência (Público), num suplemento humorístico (Inimigo Público) e numa revista para crianças (kulto).

O PERIGO DA PESCA EXCESSIVA E PLANETA CONTAMINADO
documentário National Geographic comentado pelo investigador João Correia
24.05 DOM 17H30 Vasco da Gama

Este documentário aborda os problemas da pesca excessiva e da eliminação do lixo nos oceanos, demonstrando como o planeta e os seus seres vivos são prejudicados. Convidámos João Correia investigador na área da pesca e conservação, empresário nesta área e consultor do Oceanário, para nos ajudar na análise deste filme.

A VIAGEM PERDIDA DE DARWIN
Documentário National Geographic comentado pelo investigador Thiago Carvalho
29.05 SEX 19H00 Vasco da Gama

Através dos limites selvagens da terra, e tendo como pano de fundo uma espectacular fotografia aérea, subaquática e da vida selvagem, o biólogo evolucionário Armand Leroi, conduz-nos numa viagem inesquecível que reproduz a aventura que inspirou o trabalho revolucionário de Darwin. Aproveitando este mote, convidámos Thiago Carvalho, biólogo, investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência e comissário adjunto da exposição de Darwin nesta Fundação, para nos trazer a sua reflexão sobre o planeta e a viagem do Beagle. Este é o convite que fazemos ao público FNAC no último dia do Ciclo: Condomínio Terra.

FÓRUM MIÚDOS - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Planeta Portátil, por Silvia Moreira

30 Mai Sáb 15h 00 Vasco da Gama
30 Mai Sáb 17h 30 Vasco da Gama
31 Mai Dom 15h 00 Vasco da Gama

Neste dia, e em contagem decrescente para a comemoração do Dia Mundial da Criança, propomos um atelier sobre a nossa casa comum : a Terra. Coordenado por Silvia Moreira, desafiamos a imaginação dos mais pequenos para construirem um "planeta portátil." O tema de Caetano Veloso,Terra, inspira a criatividade deste espaço. O convite fica feito para pais e filhos. A não perder no fórum FNAC.

1 comentário:

Leonor Lourenço disse...

Muito interessante este blog. Diversidade de temas, profundidade nos assuntos abordados, a par de um sentido de humor peculiar. Parabéns!

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...