sexta-feira, 29 de maio de 2009

O CENTRO DEMOGRÁFICO DE PORTUGAL


Acabou de sair o nº 157 da "Gazeta de Matemática", revista da Sociedade Portuguesa de Matemática dirigida por Jorge Buescu.

Entre vários interessantes artigos, destaco o artigo do matemático da Universidade de Coimbra João Filipe Queiró, intitulado "A Demanda do Centro de Portugal". O autor lembra-nos que o centro geográfico no país (sem Açores e Madeira) fica no concelho de Mação, entre as povoações de Amêndoa e Arganil, não muito longe do pico da Melriça, Vila de Rei. Mas informa-me, o que eu já não sabia, que o centro demográfico de Portugal fica, de acordo com o último censo, bem mais a Norte, na fronteira entre os concelhos de Soure e Pombal. Se o centro geográfico está fixo, o centro demográfico tem mudado. Ouçamos o autor:
"O centro demográfico de Portugal encontrava-se, em 1864, perto de S. Miguel de Poiares, cerca de 17 km a leste de Coimbra. Depois moveu-Se lentamente para sul e um pouco para oeste, até 1930, altura em que o movimento passou a ser para oeste. O salto mais pronunciado deu-se entre 1960 e 1970, o que corresponde sem dúvida à forte emigração que se verificou nessa década a partir dos meios rurais, nomeadamente do interior. "

1 comentário:

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.