A intervenção lúcida, clara e corajosa de Guilherme Valente, editor da Gradiva, no último programa "Plano Inclinado" da SIC Notícias sobre o estado da educação nacional tem motivado vários textos na Internet. Ver, por exemplo, este, este outro, ainda este outro, e, por último, este. (PS: E ainda mais este e este)
Lembro que este blogue publicou, há três anos, uma entrevista com ele: aqui. Afirmava lá:
"Os professores começaram a perceber o logro de que têm sido vítimas. Não só os professores, também os alunos mais esclarecidos e responsáveis. (...) O logro do facilitismo, de se considerar, hipocritamente, aliás, que as desigualdades diminuem com o nivelamento por baixo, da falta de exigência, a ideia de que a escola é uma brincadeira, e não um esforço pelo qual tem que se passar para se poder progredir pessoal e socialmente. O logro do conjunto de teorias que temos designado pelo termo «eduquês», que, agora, toda a gente percebe o que é e considero estarem hoje, com a actual ministra (melhor, com o actual ministério, porque a ministra me parece não perceber muito bem o que anda a fazer) -- mais à solta do que nunca."
Louve-se-lhe não só a coerência como a persistência. A ex-ministra não sabia bem o que andava a fazer. E a actual saberá?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
35.º (E ÚLTIMO) POSTAL DE NATAL DE JORGE PAIVA: "AMBIENTE E DESILUSÃO"
Sem mais, reproduzo as fotografias e as palavras que compõem o último postal de Natal do Biólogo Jorge Paiva, Professor e Investigador na Un...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à in...
5 comentários:
Foi um grande programa, mas na RTP1 não passa nada disto e o porquê, fica óbvio demais.
Agora falta descobrir como podemos derrubar o eduquês: o sistema está de tal modo contaminado que já não escuta a crítica, elimina-a. Aqueles que supostamente são "colegas" são realmente adversários. A mudança só pode ser revolucionária: pessoas sempre-já deformadas não conseguem fazer a mudança e a nossa cultura está mesmo arruinada. É um problema muito complexo...
Eu fiquei impressionado com a semelhança com a situação da educação no Brasil.... Infelizmente temos uma realidade muito semelhante em relação a educação.
Aqui sempre achamos que o problema é econômico e o desmantelamento escolar se deve a falta de investimento mas por outro olhar notamos que o problema é realmente cultural... e a única forma de mudar isso é por veículo de massificação de informação, ou seja, a TV....
Parabéns a SIC pela qualidade do programa e por cobrir toda a região das Américas.
Rogério Araújo
Osasco/SP/Brasil
só para dizer que este blogue (http://o-vento-que-passa.blogspot.com/2010/05/o-eduques-esse-crime-contra-as-jovens.html) tb falou do programa.. :)
Sou professora, fiz a sua divulgação no FB, enviei o link do post para os meus alunos do 10º e 11º, dois representantes dos EE, a Associação de Pais e a A. Estudantes da minha escola..
Lamentavelmente, ninguém (exceptuando comentários no facebook) me respondeu .. calculo que a maior parte nem viu..
.
Este, no meu entender, o problema maior com que nos defrontamos: a falta de curiosidade pelo saber, pela informação de qualidade, o desinteresse generalizado ..
.
Ana Lima
Ana Lima
Tina Nolan, A bela coelhinha fugitiva, Guilherme Valente.
Enviar um comentário