segunda-feira, 3 de maio de 2010

PLANO INCLINADO COM GUILHERME VALENTE - O FILME

A intervenção lúcida, clara e corajosa de Guilherme Valente, editor da Gradiva, no último programa "Plano Inclinado" da SIC Notícias sobre o estado da educação nacional tem motivado vários textos na Internet. Ver, por exemplo, este, este outro, ainda este outro, e, por último, este. (PS: E ainda mais este e este)

Lembro que este blogue publicou, há três anos, uma entrevista com ele: aqui. Afirmava lá:

"Os professores começaram a perceber o logro de que têm sido vítimas. Não só os professores, também os alunos mais esclarecidos e responsáveis. (...) O logro do facilitismo, de se considerar, hipocritamente, aliás, que as desigualdades diminuem com o nivelamento por baixo, da falta de exigência, a ideia de que a escola é uma brincadeira, e não um esforço pelo qual tem que se passar para se poder progredir pessoal e socialmente. O logro do conjunto de teorias que temos designado pelo termo «eduquês», que, agora, toda a gente percebe o que é e considero estarem hoje, com a actual ministra (melhor, com o actual ministério, porque a ministra me parece não perceber muito bem o que anda a fazer) -- mais à solta do que nunca."

Louve-se-lhe não só a coerência como a persistência. A ex-ministra não sabia bem o que andava a fazer. E a actual saberá?

5 comentários:

Isa GT disse...

Foi um grande programa, mas na RTP1 não passa nada disto e o porquê, fica óbvio demais.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Agora falta descobrir como podemos derrubar o eduquês: o sistema está de tal modo contaminado que já não escuta a crítica, elimina-a. Aqueles que supostamente são "colegas" são realmente adversários. A mudança só pode ser revolucionária: pessoas sempre-já deformadas não conseguem fazer a mudança e a nossa cultura está mesmo arruinada. É um problema muito complexo...

Anónimo disse...

Eu fiquei impressionado com a semelhança com a situação da educação no Brasil.... Infelizmente temos uma realidade muito semelhante em relação a educação.

Aqui sempre achamos que o problema é econômico e o desmantelamento escolar se deve a falta de investimento mas por outro olhar notamos que o problema é realmente cultural... e a única forma de mudar isso é por veículo de massificação de informação, ou seja, a TV....

Parabéns a SIC pela qualidade do programa e por cobrir toda a região das Américas.

Rogério Araújo
Osasco/SP/Brasil

AL disse...

só para dizer que este blogue (http://o-vento-que-passa.blogspot.com/2010/05/o-eduques-esse-crime-contra-as-jovens.html) tb falou do programa.. :)
Sou professora, fiz a sua divulgação no FB, enviei o link do post para os meus alunos do 10º e 11º, dois representantes dos EE, a Associação de Pais e a A. Estudantes da minha escola..
Lamentavelmente, ninguém (exceptuando comentários no facebook) me respondeu .. calculo que a maior parte nem viu..
.
Este, no meu entender, o problema maior com que nos defrontamos: a falta de curiosidade pelo saber, pela informação de qualidade, o desinteresse generalizado ..
.
Ana Lima




Ana Lima

Anónimo disse...

Tina Nolan, A bela coelhinha fugitiva, Guilherme Valente.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...