terça-feira, 8 de junho de 2010

RANKING DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA


Para quem gosta de ranking de instituições (não apenas universidades), eis mais um, desta vez com base na produção científica tal como ela aparece na base de dados Scopus da Elsevier (2003-2008). Tem a particularidade de fazer um ranking das universidades latino-americanas, incluindo Portugal, Brasil e Espanha.

Clicar aqui.

4 comentários:

joão boaventura disse...

Peço desculpa pelo desvio da agulha porque o que mais me chamou a atenção foi o boneco dos vencedores das artes marciais, e cujos 1.º, 2.º e 3.º, me trouxeram à memória três acontecimentos que cito:

Inicialmente os japoneses estavam convencidos de que dominavam e dominariam sempre no judo em competições com os ocidentais, dada a ancestralidade nipónica do desporto.

Não fazendo a mínima ideia da habilidade dos ocidentais, e convictos da sua supremacia, antes do início do 1.º Campeonato Internacional de Judo, em 1956, a frase mais ouvida entre os participantes japoneses era "não magoem os estrangeiros".

No 2.º Campeonato Internacional de Judo, realizado em 1958, a frase mais ouvida entre os japoneses já era diferente: "cuidado com as técnicas dos estrangeiros.

No 3.º Campeonato Internacional de Judo, em 1961, consideraram que afinal os ocidentais já estavam ao seu nível pelo que a frase passou a ser: "não percam com os estrangeiros".

As minhas redobradas desculpas pelo desvio da agulha mas a culpa não é minha mas de quem pôs aquele boneco a relembrar estes factos curiosos em três tempos da evolução ocidental no judo.

margarida disse...

O cartoon é delicioso!
E gostei muito de ler a nota de João Boaventura.
O Judo sempre me interessou muito.
Domo Arigato.

Anónimo disse...

Era bom ter mais posts ou comentários sobre Judo!

joão boaventura disse...

Já que entrei em descarrilamento termino-o para acrescentar que o 1.º e o 2.º Campeonatos se realizaram em Tóquio e o 3.º em Paris.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...