terça-feira, 15 de junho de 2010

"Éramos poetas"

Almada Negreiros e Fernando Pessoa são nomes que se associam. Além de terem partilhado a arte e o pensamento fora dos cânones, foram companheiros da Orpheu e amigos na vida.

Escreveram um sobre o outro e sobre as obras que criavam; o primeiro, artista multifacetado, pintou o quadro do segundo alguns anos após a sua morte.

A sua ligação não terminaria aqui: ambos faleceram no mesmo quarto do Hospital de São Luís dos Franceses.

Sobre o autor da Mensagem disse Almada:

"Devo a Fernando Pessoa (repito: pela primeira vez na minha vida) a alegria de ver noutrem a oposição e não o costumado contrário ao alheio. Obrigado Fernando. Não há aqui de quê agradecer. Também o sei. Desculpe. É afectividade. Carinho.

De parte a parte, em ambos nós nada havia de contrários pois que nenhum dependia dessas classificações engendradas a título social para o sossego e a comodidade de uns tantos. Não. Éramos poetas. Perdão: apresentávamo-vos para poetas. Antes de bons ou maus poetas bebíamos já ambos o delirante veneno de não pertencermos a nada e sermos cá. Partíamos logo desde o respeito muito bem pesado por tudo quanto a outros lhes era forçado participar no quotidiano. Não ter este forçoso era o nosso carimbo de poetas. Mas para melhor fazer entender o carimbo, direi que esta isenção que significa poeta tem arrumo na nomeclatura social e na mesma palavra que faz do réu em desclassificação.

Foi neste momento que dei a Fernando Pessoa um pequeno papel muito dobrado e que ainda o dobrei mais diante dele. Desdobrou-o com o mesmo cuidado com que o dobrei e leu: «Quer o queiramos quer não, nós (o artista) estamos muito longe de pertencer à comunidade» Assinado: Cézanne."

Referência: Almada Negreiros, J. (1985). Obras completas – Textos de Intervenção, Vol. VI. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Imagem: Retrato de Fernando Pessoa, pintado em 1954 por Almada Negreiros, para o restaurante Irmãos Unidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Éramos"... falta saber em que altura. JCN

Anónimo disse...

Acaso Almada... alguma vez foi poeta?! JCN

AS FÉRIAS ESCOLARES DOS ALUNOS SERÃO PARA... APRENDER IA!

Quando, em Agosto deste ano, o actual Ministério da Educação anunciou que ia avaliar o impacto dos manuais digitais suspendendo, entretanto,...