quinta-feira, 17 de junho de 2010

A FÍSICA DO MIAU

Informação recebida da Editora Presença, que está a comemorar os seus 50 anos, sobre um livro in fanto-juvenil acabado de sair:

"A Física do Miau", de Monica Marelli

Sinopse: Quem melhor para explicar os raios infravermelhos que a serpente, ou a gaivota para revelar os segredos do voo? Talvez não gostes muito de aranhas, mas sabes que os cientistas estão muito empenhados em estudar as suas teias? Aqui encontrarás curiosas entrevistas feitas a peixes, borboletas, morcegos... para ficares saber mais sobre a iridescência, polímeros, magnetismo e muitas outras coisas... Com divertidas experiências, no fim de cada entrevista!

A autora: Monica Marelli (na foto com o seu gato) nasceu em Milão em 1968. Desde sempre apaixonada pelos fenómenos da natureza, a autora formou-se em Física. Em 2001, recebeu um prémio atribuído a um artigo de divulgação científica e, em 2009, A Física do Miau valeu-lhe a atribuição do prémio Frascati Scienza na categoria «La Scienza per i piccoli».
Excerto
"Olá a todos, sou a Quica! Sou uma física. Deveria conhecer a ciência como as palmas das minhas mãos; mas, pelo contrário, tenho um montão de dúvidas. Por exemplo, poderei explicar o princípio de Arquimedes, mas já não percebo como fazem os peixes para subirem e descerem dentro de água. Sei como funciona a força da gravidade, mas já não é muito claro para mim como fazem os adoráveis gatinhos, quando caem, para aterrarem nas quatro patas sem se esborracharem como ovos. E as aves? Como fazem para se aguentarem «lá em cima»? Foi por isso que decidi pedir esclarecimentos a quem usa de facto a física, todos os dias, para sobreviver: os animais, precisamente. Entrevistei--os, de todos os tipos: quadrúpedes, rastejantes, peludos e flutuantes. Todos têm uma característica comum: são professores fantásticos!"

1 comentário:

Graça Sampaio disse...

Eu nunca gostei de Física (sou de Letras...) mas adoro Miaus e literatura infanto-juvenil o que perfaz mais de 50% no que concerne a esta obra... Parabéns!

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...