quinta-feira, 17 de junho de 2010

No alto da Torre

Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

Ciclo de palestras
9 de Abril a 17 de Junho 18h00
Entrada livre

A Torre da Universidade de Coimbra está a ser alvo de uma intervenção de conservação e restauro que constitui um momento singular, que desperta atenção e curiosidade e que exige a conjugação de muitos saberes. Neste ciclo de palestras dá-se voz a esses saberes, evidenciando os diversos contributos técnicos e científicos que estão subjacentes à elaboração do projecto e à execução da obra.

17 Junho
O sentido da Arquitectura no restauro da Torre da Universidade

Vitor Mestre

Há um lugar próprio da Arquitectura nas obras de conservação e restauro de um monumento? Existe espaço para a intervenção criativa do arquitecto quando a palavra “autenticidade” é determinante? Na intervenção em curso, a arquitectura tem um papel fundamental. Que princípios a guiaram? Que estratégias seguiu? Que resultados espera obter? Neste espaço de debate pretende-se contribuir para a criação de uma imagem integrada da intervenção na Torre, tomando a arquitectura como saber estruturante.

VISITAS GUIADAS
DATAS: 21 Junho 2010
HORÁRIO: 9h30 às 12h30 (grupos com intervalo de 45 min)
O ciclo de palestras é acompanhado por uma exposição evolutiva no estaleiro da obra da Torre (de acesso livre) e por um conjunto de visitas guiadas.

Para as visitas, exige-se inscrição prévia obrigatória e rigorosamente limitada, reservadas a maiores de 18 anos. A visita exige estado de saúde e condição física compatível com a subida à Torre e o rigoroso cumprimento das condições de segurança indicadas no local e pelos técnicos que acompanham a visita. Inscrições até 3 dias antes da visita através do email gcu@ci.uc.pt, indicando nome, idade, profissão, contactos de correio electrónico e telefone. A organização determina e informa previamente os participantes em que grupo de visita se integram.

Iniciativa coordenada por: José Raimundo Mendes da Silva (Pró-Reitor)

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...