terça-feira, 8 de junho de 2010

Evolução no Teatro da Trindade

No próximo dia 17 de Junho serão apresentados os espectáculos Stupid Design e Nascer da Evolução no Teatro da Trindade, em Lisboa, a partir das 20h30. Estes espectáculos foram inicialmente criados para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, no ambito da Noite Europeia dos Investigadores, e contam com a participação em video de cientistas da Universidade de Coimbra.

Informações e reservas
213420000/927982834
bilheteira.trindade@inatel.pt

18h Tertúlia dedicada ao projecto “CIENTISTAS AO PALCO”
Conversa com David Marçal, André Levy, Joana Lobo Antunes e Romeu Costa.
O projecto “Cientistas ao Palco” inseriu-se na Noite dos Investigadores 2009 e envolveu 4 cidades (Lisboa, Porto, Coimbra e Faro). Utilizando técnicas teatrais como o teatro de marionetas, teatro do movimento, teatro fórum, stand-up comedy, os próprios cientistas -dirigidos por profissionais e especialistas em cada uma das áreas abordadas - foram actores e dramaturgos.

20h30 STUPID DESIGN E NASCER DA EVOLUÇÃO
Causa A.C e C.Q.D.
Espectáculos em formato conferência que, partindo do conhecimento científico e da polémica sobre a Evolução, divulgam a ciência de uma forma insólita: projectam, no futuro, um mundo onde a humanidade se desvia da prática cientifica para voltar a mergulhar nas trevas.
textos: David Marçal, André Levy
encenação: Amândio Pinheiro
com: Carlos António, Cláudio Silva

produção: Causa A.C e C.Q.D





Mais sobre o Nascer da Evolução e Stupid Design aqui

Toda a programação do Teatro da Trindade aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Prestem atencao ao rosto das tres mulheres.
Façam pausa em cada rosto em varias expressoes.
Que conclusao?
O que se passa na sociedade que transforma-nos desta forma?
Como e possivel assumirmos o papel social que a sociedade exige a cada um de nos sem luta?
Metem-nos em caixas sociais que aceitamos, outros que exigem como forma de poder, estatuto e ha toda uma linguagem, comportamentos inerentes a cada papel social que limita alguns e expande outras pessoas.
Nos comentarios das tres mulheres facilmente sabemos quem e a medica e quem nao e.
Nota-se claro a arrogancia e a humildade, o medo e a audacia intelectual de quem se sente segura do seu estatudo, do que espera dos outros e o que os outros esperam dela.
Ate quando ficaremos divididos?
Ate quando uns ostentam penas de pavao sobre os ombros dos outros?
Ate quando aceitamos vestir o papel social sem lutarmos contra?
Ate quando?

Campos, Porto

Anónimo disse...

Devia ter referido que o papel social esta intimamente ligado com as expectativas e que ha estudos interessantes sobre a forma como as expectativas limitam cognitivamente aqueles que assumem papeis sociais que a sociedade reconhece como inferiores.
Ha um estudo particular, que tinha apenas o objectivo de correlacionar expectativas com desempenho cognitivo, feito numa escola com miudos com fraco aproveitamento que surpreendeu pelos resultados quando essas crianças se assumiram como objecto de expectativas sociais mais "altas". Evidente que e uma questao complexa e ha todo um conjunto de variaveis a analisar mas parece haver um padrao que correlaciona as duas anteriormente referidas(cognicao e expectativas/papel social).
Campos, Porto

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...