"Provas de aferição: Mais alunos com ‘Muito Bom’ a Matemática e Português no 1.º ciclo."
A notícia é de Margarida Davim e está publicada no Jornal Sol, que acrescenta "enquanto no 1.º ciclo os alunos conseguiram melhores resultados nas provas de aferição Português e Matemática do que no ano passado, caiu a percentagem de ‘Muito Bons’ a Português no 2.º ciclo". Mais precisamente, nesta área curricular, como agora se designa, "caiu para metade o número de alunos que no 2.º ciclo conseguiu ter ‘A’ (‘Muito Bom’) (...), passando de 8 para 4% aqueles que conseguiram chegar à nota mais alta da escala". Neste ciclo, há também um pequeno aumento de ‘Muito Bons’ a Matemática, com mais 1,5% dos alunos a conseguir essa classificação.
Os resultados das Provas de Aferição chegam às escolas anteontem, estão disponíveis no sítio do GAVE e circulam na comunicação social; irão surgir análises e opiniões do mais variado teor, a que o De Rerum Natura dará atenção...
Mas nenhuma consulta a esses resultados, análises e opiniões, por mais eruditas que se afigurem, apaga da minha memória o depoimento de uma mãe, que vi passar na televisão: na pauta, constava que o seu filho tinha obtido "A" a Língua Portuguesa e a Matemática, mas ela, calma sorridente, permitia-se duvidar da veracidade daquelas classificações que envaideceriam qualquer mãe digna desse nome.
A dúvida acerca do valor dos exames está instalada, não só entre os académicos, mas na opinião pública. E isto ao ponto de os próprios pais terem reservas em ficar felizes perante os (aparentemente bons) resultados escolares dos seus filhos.
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3 comentários:
Duvidar... é proibido: foi por duvidar que Bento de Moura Portugal malhou com os ossos na cadeia, onde acabou por falecer. Há certezas... que não se questionam, quando dimanadas do poder. São matéria de fé. JCN
morreu um gajo que era português e tinha recebido o prémio nobel da literatura
Ai cara. É foda. Primeiramente sou filha de professora. Sei muito bem que os alunos, principalmente de escolhas públicas não podem ser reprovados. Sei ainda que - a escola ou municipal ou estadual - não oermitem alunos ficarem em séries por necessidade, mas por idade. O que é um completo absurdo. Existem reclamações de alunos que estão em uma série, mas não conseguem acompanhar; e nem por isso conseguem mudar para uma turma inferior - ainda que a pedido do aluno e dos pais. Um pouco mais ridículo.
Muitas escolas concedem pontos a mais do que o necessário - somente para o indivíduo conseguir ficar na média.
Enfim, são tantas falcatruas. São tantos absurdos que não sei como os alunos chegam a sair do Ensino Médio. Tem alunos de ensino Médio que não conseguem ler direito ainda. São problemas que vêm lá do início da educação. No ciclo 1 mesmo. E não vai mudar muito. E as "notas" continuarão a cair.
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