terça-feira, 15 de junho de 2010

O Desperdício dos Desperdícios

Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:


Colóquio/Debate - 16 de Junho de 2010 15h00-17h30

Entrada livre

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra convida a sociedade civil para um debate acerca da gestão sustentável de recursos no nosso planeta.

A pesca excessiva e a desflorestação são apenas duas formas de destruição de recursos naturais no nosso planeta. Na outra face da moeda encontram-se o consumo excessivo, a produção de lixo e o consequente problema da gestão dos resíduos no nosso planeta.

O objectivo deste debate é sensibilizar o público em geral para a gestão sustentável de recursos naturais no nosso planeta e descobrir como é que cada um de nós, com acções simples no nosso dia a dia, pode contribuir para um planeta melhor.

Programa:

15h00 - 17h00

PEIXE: ATÉ QUANDO CONTINUAREMOS A TÊ-LO NO PRATO?

José Xavier (Instituto do Mar da Universidade de Coimbra)

Qual a importância dos recursos marinhos na vida (e na dieta) das pessoas? Que medidas podemos tomar para ajudar a preservar os oceanos? A percepção de os recursos marinhos serem inesgotáveis é recente, mas existem já numerosos exemplos de colapsos de pesca. Veremos que existe esperança - mas também desafios importantes – na gestão destes recursos ao nível nacional, europeu e mundial. As comunidades científica e política têm aqui um papel fundamental, mas também o cidadão comum nas suas decisões diárias. Serão ainda apresentadas sugestões simples a termos em mente na próxima vez que formos ao supermercado ou à peixaria.

GESTÃO DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE COIMBRA 2008/2009
António Veiga Simão (Director do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra)

APPACDM: UM MODELO DE ATITUDE SUSTENTÁVEL
Helena Albuquerque (APPACDM de Coimbra)

LIMPAR PORTUGAL: COMO AFINAL É POSSÍVEL MOBILIZAR TODO UM PAÍS
Raul Henriques (Projecto Limpar Portugal)

SALVAR O PLANETA: ALGUNS CONSELHOS PARA O DIA A DIA
Adelaide Chichorro (Quercus)

17h00 - 17h30

Mesa Redonda: Conversa entre os apresentadores e a audiência

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...