Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:
Colóquio/Debate - 16 de Junho de 2010 15h00-17h30
Entrada livre
No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra convida a sociedade civil para um debate acerca da gestão sustentável de recursos no nosso planeta.
A pesca excessiva e a desflorestação são apenas duas formas de destruição de recursos naturais no nosso planeta. Na outra face da moeda encontram-se o consumo excessivo, a produção de lixo e o consequente problema da gestão dos resíduos no nosso planeta.
O objectivo deste debate é sensibilizar o público em geral para a gestão sustentável de recursos naturais no nosso planeta e descobrir como é que cada um de nós, com acções simples no nosso dia a dia, pode contribuir para um planeta melhor.
Programa:
15h00 - 17h00
PEIXE: ATÉ QUANDO CONTINUAREMOS A TÊ-LO NO PRATO?
José Xavier (Instituto do Mar da Universidade de Coimbra)
Qual a importância dos recursos marinhos na vida (e na dieta) das pessoas? Que medidas podemos tomar para ajudar a preservar os oceanos? A percepção de os recursos marinhos serem inesgotáveis é recente, mas existem já numerosos exemplos de colapsos de pesca. Veremos que existe esperança - mas também desafios importantes – na gestão destes recursos ao nível nacional, europeu e mundial. As comunidades científica e política têm aqui um papel fundamental, mas também o cidadão comum nas suas decisões diárias. Serão ainda apresentadas sugestões simples a termos em mente na próxima vez que formos ao supermercado ou à peixaria.
GESTÃO DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE COIMBRA 2008/2009
António Veiga Simão (Director do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra)
APPACDM: UM MODELO DE ATITUDE SUSTENTÁVEL
Helena Albuquerque (APPACDM de Coimbra)
LIMPAR PORTUGAL: COMO AFINAL É POSSÍVEL MOBILIZAR TODO UM PAÍS
Raul Henriques (Projecto Limpar Portugal)
SALVAR O PLANETA: ALGUNS CONSELHOS PARA O DIA A DIA
Adelaide Chichorro (Quercus)
17h00 - 17h30
Mesa Redonda: Conversa entre os apresentadores e a audiência
Sem comentários:
Enviar um comentário