quarta-feira, 30 de maio de 2007

O MÁGICO HOUDINI


Houdini (nome artístico de Ehrich Weiss, nascido em Budapeste, Hungria em 1874 e falecido em Detroit, EUA, em 1926) foi um dos maiores mágicos de todos os tempos. Especializou-se em libertar-se de algemas e em aguentar-se dentro de água. Fazia até as duas coisas ao mesmo tempo: libertar-se de algemas dentro de água. Morreu devido a um soco de um espectador, um boxeur amador, que o golpeou subitamente no abdómen nos bastidores de uma das suas sessões.

Ao contrário do que é costume entre os mágicos e ilusionistas, Houdini revelou muitos dos seus truques em vários livros de que foi autor. Eram conhecimentos de ciência, em particular de física, que lhe permitiam criar a ilusão. O mágico envolveu-se em polémicas públicas com espiritualistas e charlatões, o mais famoso dos quais foi o escritor Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes. Fez parte de um comité da revista Scientific American que ofereceu um prémio, nunca concedido, a quem conseguisse provar poderes sobrenaturais. Foi por isso o antecessor de mágicos como James Randi que, juntamente com cientistas, têm modernamente desmascarado todo o tipo de intrujões.

4 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Curiosamente, Conan Doyle também reconhecia (e fê-lo em livros) que havia muita vigarice no meio espírita, e também fez o que pôde para, na sua óptica, "separar o trigo do joio".

devoured elysium disse...

Houdini não morreu por levar um soco. Morreu porque já tinha um problema que na altura provavelmente não estaria diagnosticado. Levar o soco onde levou só veio piorar um problema que já existia.

Anónimo disse...

eu adoro o mágico Houdini por suas fugas.Ele era o verdadeiro magico que não tinha papas na lingua.Ele pode ter morrido mas suas mágicas ainda continuam vivas!

Anónimo disse...

Chris Angel é o Houdini do Século XXI !!

PARA UMA HISTÓRIA DA MINERALOGIA, NUMA CONVERSA FICCIONADA DO AUTOR COM D. JOÃO III

Por A. Galopim de Carvalho (Do meu livro Conversas com os Reis de Portugal - Histórias da Terra e da Vida , Ancora Editora, 2013) - Soube q...