quarta-feira, 23 de maio de 2007

COSMOLOGIA NEWTONIANA


Informação recebida do Observatório Astronómico de Lisboa e Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa


PALESTRA PÚBLICA - 25 DE MAIO

Cosmologia Newtoniana

O OAL retomou as suas Palestras públicas mensais, que como habitualmente têm lugar no Edifício Central, pelas 21h30 da última sexta-feira de cada mês.

A próxima sessão decorrerá no dia 25 de Maio e terá como tema:

Cosmologia Newtoniana

Prof. José Félix Costa

IST / CMAF / CFCUL

Com o progresso rápido dos instrumentos da análise matemática, tornou-se possível, no tempo de Euler, construir uma mecânica newtoniana do meio contínuo, a tal formalização que faltara [a Descartes e] a Leibniz para descrever o seu fluido-universo.

Adicionando um meta-axioma à Teoria de Newton, Milne e McCrea, entre outros, em meados do século XX, restauraram o sonho de Leibniz ao construir uma cosmologia newtoniana, recorrendo aos mesmos princípios e simetrias que estão na base da cosmologia relativista.

Construídas em bases epistemológicas distintas, as cosmologias newtoniana e relativista conduzem a resultados idênticos para a estrutura em larga escala do universo.

Uma enorme vantagem da cosmologia newtoniana é permitir a discussão de uma cosmologia moderna numa base matemática acessível! Pretende-se mostrar este facto.

Nesta palestra, referiremos (a) a lei de Hubble como consequência lógica da cosmologia newtoniana, (b) como as soluções de Friedmann são exactamente as soluções da dinâmica do universo newtoniano, (c) que existe um valor crítico de densidade de matéria que permite decidir entre os tipos de universo. Por fim, discutiremos por que razão os dois formalismos (tão díspares como os de um universo parmenidiano e de um universo newtoniano) - Einstein versus Newton - podem conduzir a resultados observacionais semelhantes do Universo.

A palestra terá videodifusão ao vivo na internet no endereço
http://live.fccn.pt/oal/

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

No final de cada palestra, e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações dos corpos celestes com telescópio. Nesta noite os corpos celestes alvo serão o planeta Saturno e a Lua.
Convida-se o público a trazer os seus binóculos ou mesmo pequenos telescópios caso queiram realizar as suas próprias observações ou ser ajudados com o seu funcionamento.

Para mais informações use o telefone 213616730.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...