segunda-feira, 14 de maio de 2007

CIENTISTA DA NASA NO MUSEU DA CIÊNCIA DE COIMBRA


Trancrevo informação divulgada pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

Elizabeth Williams anuncia próximos desafios da agência espacial americana


O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra recebe dia 15 de Maio (Terça-feira), pelas 15h00, a professora Elizabeth Williams, responsável pela cooperação internacional da agência, para uma conferência subordinada ao tema “NASA, agora e o futuro”.

Qual o balanço que a NASA (National Aeronautics and Space Administration) faz do seu trabalho até agora? Quais os seus próximos desafios no domínio da aeronáutica, da astronomia e da investigação científica em geral? Durante o colóquio, o público terá oportunidade de conhecer os planos da agência para os próximos anos. Partilhando o mesmo objectivo de vulgarização e divulgação das ciências, o Museu da Ciência e a NASA resolveram juntar esforços para uma sessão esclarecedora sobre as descobertas proporcionadas pela agência.

A embaixadora da NASA vai partilhar com o público o seu entusiasmo pelo espaço e pelos avanços significativos que a NASA vai conseguindo para a vida na Terra (alterações climáticas, geociências, investigação atmosférica e oceânica…). A presença da especialista americana em Coimbra insere-se numa nova dinâmica lançada pelo Museu da Ciência no sentido de sensibilizar o público em geral para o conhecimento científico.

A NASA também tem tido um papel fundamental e pioneiro na exploração do sistema solar. A própria Liz Williams apoiou o programa da agência dedicado ao estudo do Sistema Solar e agora também dos diferentes planetas. A tecnologia desenvolvida pela administração americana permitiu inúmeras descobertas que ajudaram a compreender a física da estrela e as suas principais manifestações. Contudo, ainda está muito por conhecer sobre o Astro Rei e sobre os planetas. Com quase 50 anos de funcionamento, a NASA acredita estar neste momento a iniciar a parte mais excitante da sua existência.

Elizabeth Williams trabalha na equipa internacional da NASA desde 1997 e na agência desde 1990. Percorre o mundo para assegurar parcerias com agências governamentais (Nações Unidas, UNESCO…) e, por vezes, universidades e para proferir conferências sobre as actividades da NASA. A especialista foi ganhando ao longo de 17 anos de cooperação com os cientistas da administração americana um conhecimento profundo dos programas científicos e tecnológicos da agência espacial e dos seus objectivos, tendo trabalhado na concretização de actividades internacionais em Ciências da Terra, Ciências da Vida e Ciências do Espaço.

Titular de um Mestrado em Relações Públicas, Elizabeth Williams pertenceu ao American Institute of Aeronautics and Astronautics e é actualmente membro da Women In Aerospace, associação que promove cargos de responsabilidade para mulheres e aumenta a sua visibilidade na comunidade aerospacial. A sua conferência, de entrada livre, será proferida em inglês.

5 comentários:

Anónimo disse...

Esta senhora é relações públicas. Uma conferência sem o mínimo de interesse.
:-(

Mário Montenegro disse...

[comentário ao comentário]
O facto de uma pessoa "ser" uma coisa não implica que não conheça muitas outras.

Anónimo disse...

Pois não, mas remove-lhe o interesse todo. Deixa de ser científico e técnico, para ser coorporativo, uma apresentação institucional. Essas fazem-se na internet.

Anónimo disse...

Certo! Sem nenhum interesse.

Unknown disse...

Ops! Estamos precisando de Gênios, criativos e realizadores de experiências que levem a humanidade a uma direção em descobertas significativas na área da saúde, psicologica, espacial e fisica.

PRECISAMOS DE EINSTEINS !

SUCESSO!
FACP-
55-92-30828617

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...