sexta-feira, 11 de maio de 2007

Laboratorio Chimico

Dia 17 de Maio às 18h00 é inaugurado na Rua da Escola Politécnica um novo espaço museológico, o Laboratorio Chimico da antiga Escola Politécnica, recuperado na traça original do século XIX. O novo espaço poderá ser visitado de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 17h00 e aos sábados das 11h00 às 18h00. A visita é recomendada a todos os nossos leitores, pois como diz o convite:

«Inaugurado em 1857 e reequipado em 1890, o Laboratorio Chimico tem hoje extraordinária relevância histórica por ser um exemplar único do património científico oitocentista europeu. Por ele passaram gerações de alunos da Escola Politécnica e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa durante mais de 150 anos. Com a obra de restauro e a musealização agora realizadas pretende-se preservar e dar a conhecer um objecto científico e um lugar simbólico, onde o ensino da química serviu a ideia de progresso vinculada pelos ideais políticos e sociais do Liberalismo. Um espaço onde a arquitectura conseguiu uma perfeita conjugação de funcionalidade e nobreza estética.»

Mais informações sobre este novo espaço pode ser encontrada no portal da Universidade de Lisboa.

1 comentário:

JSA disse...

É sempre agradável ver como estes espaços são aproveitados para, depois de tantos alunos ali terem aprendido os mistérios da ciência, serem agora utilizados para mostrar outros, mais simples, ao público em geral.

E se tiver a qualidade que o "meu" Laboratório Chímico em Coimbra tem, então vamos no bom caminho.

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...