terça-feira, 15 de maio de 2007

O Legado de Newton

Nick J. Evans é um físico de partículas da Universidade de Southampton, muito envolvido em divulgação de ciência, que resolveu chegar ao grande público através de um livro de suspense, «The Newtonian Legacy», disponível para download.

Como livro de suspense o livro está fabulosamente escrito mas o que se destaca neste legado de Newton é a forma fantástica como o autor explica em linguagem muito acessível detalhes de física de partículas e da ciência em que se ocupam actualmente os físicos de partículas, como seja teoria de cordas. Pessoalmente gostei do detalhe das experiências alquímicas bizarras...

Fica a sinopse do autor:

«A younger researcher, Andreas Born, is found dead at the particle physics institute where he works. A policewoman is assigned the job of penetrating the intellectually charged atmosphere his colleagues work in. She is forced to unravel the mysterious world of subatomic particles to understand the dead man's motivations.

Meanwhile, Carl, one of Andreas' collaborators embarks on an exploration of Andreas' murky life outside physics including sex, drug dealing and bizarre alchemical experiments. Carl is followed by a mysterious stranger and must fight to preserve both his life and the relationship with his girlfriend.

Learn about the frontier of particle physics within a fast paced crime adventure

2 comentários:

devoured elysium disse...

Parece bom..

Anónimo disse...

Cuidado Palmira, que já reparei que Isaac Newton é um icone dos criacionistas bíblicos porque era criacionista bíblico.

Ao enaltecer Newton, apesar de ter sido um dos maiores cientistas de todos os tempos, os evolucionistas podem estar, indirectamente, a promover o criacionismo.

Em todo o caso, parece que se valessem as concepções científicas da Palmira, Newton nunca teria conseguido uma cátedra universitária, na medida em que a sua investigação científica era dominada pelo objectivo de "pensar os pensamentos de Deus depois de Deus".

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...