quarta-feira, 23 de maio de 2007

HERBÁRIO VIRTUAL

Inaugura versão virtual do maior herbário português
"Campeão das Províncias", Geraldo Barros, 21-Mai-2007


O Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra acaba de lançar na Internet a versão virtual do seu herbário. Aqui ( http://herbario-digital.bot.uc.pt ) é possível aceder à colecção do Herbário de Coimbra, a maior do país e a segunda da Península Ibérica, composta por um acervo que ultrapassa os 700 mil exemplares.

Com esta iniciativa a FCTUC associa-se às comemorações do Dia Mundial da Biodiversidade e do legado de Lineu (1707-1778), cujo nascimento se assinala no dia 23 de Maio.

Financiado pelo Programa Sociedade do Conhecimento, o herbário digital é um projecto que visa, de acordo com a professora Fátima Sales, “não só a disponibilização gratuita a nível mundial de informação contida nesta colecção biológica, mas ainda intervir com qualidade e em português, com a diferença que o estatuto de investigação universitária a ele associado lhe permite, na educação científica na área da Botânica associada à diversidade”.

2 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Parabéns!!!!
Sinceramente!!!

Uma iniciativa que deve ser saudada e acarinhada...

Unknown disse...

Gostaria que me informasse se "herhário" se refere também ao cultivo de plantas. Se assim for estou prorcurando modelos de de herbários vivos(ou com outro nome se for o caso), de formato semi-redondo e em degraus para um experimento no fundo do quintal da comunidade. Qualquer informação será muito bem-vinda.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...