segunda-feira, 14 de maio de 2007
EDUCAÇÃO EM SERRALVES
Trancrevo informação recebida da Fundação de Serralves:
15 Maio: 1ª Conferência internacional sobre Educação, em Serralves
CRÍTICA DO CONTEMPORÂNEO
PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO COM ERIC MAZUR (UNIVERSIDADE DE HARVARD)
"ALUNOS NO PAPEL DE PROFESSORES"
15 MAI (terça-feira), 21H30, Auditório de Serralves
Comissário: Manuel Costa
Moderador: Alberto Amaral
O Norte-americano Eric Mazur inaugura, na próxima terça-feira, 15 de Maio,
às 21h30, em Serralves, o bloco de conferências sobre Educação, no âmbito
do ciclo de Conferências Internacionais "Crítica do Contemporâneo". Mazur
apresentará o tema "Alunos no papel de professores". Professor de Física na
Universidade de Harvard e de Física Aplicada no Instituto Gordon McKay, este
reconhecido cientista e investigador lidera actualmente um enérgico programa
de investigação no ramo da física óptica e supervisiona ainda um dos maiores
grupos de investigação no Departamento de Física da Universidade de Harvard.
Eric Mazur notabilizou-se no desenvolvimento de métodos de trabalho "Peer
instruction" no ensino da Física, com aplicação de novas tecnologias.
Partindo do pressuposto que, em educação, os professores aprendem com
professores, os alunos aprendem com professores e, por vezes os professores
aprendem com alunos, surge também a hipótese de alunos aprenderem com
alunos. Em Serralves, Mazur poderá dissertar sobre questões como o potencial
escondido dos alunos, no seu novo papel de professores; o desenvolvimento
intelectual e cognitivo que podemos esperar desses alunos; e as consequências que daí advirão para o seu desempenho.
Nascido em 1954, Mazur estudou Física Experimental na Universidade de
Leiden, na Holanda, e entrou em Harvard em 1982. Em 1988 foi galardoado com o "Presidential Young Investigator Award" e é membro da American Physical Society, que também o premiou com o "Director's Award for Distinguished Teaching Scholars" em 2001. Mazur tem também sido frequentemente solicitado para palestras na Universidade de Leuven, na Bélgica, na Universidade Nacional de Taiwan, na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, e na Universidade de Hong Kong.
Eric Mazur dedica-se à investigação nos campos da educação, ciência política e da percepção pública da ciência. Assim, é autor ou co-autor de aproximadamente 200 publicações científicas, tendo também escrito sobre Educação, no livro "Peer Instruction: A User's Manual", em 1997. Esta obra serviu de base para a aplicação do método interactivo de ensino, que encoraja a participação dos alunos nas aulas, que visa colmatar uma das principais preocupações do autor - a falta de entendimento do público face à ciência.
O ciclo de conferências "Crítica do Contemporâneo" prossegue no dia 29 de Maio com a vinda ao Porto de John R. Jungck (Beloit College, Wisconsin, EUA), seguindo-se, a 12 de Junho, a conferência do britânico Tom Schuller (CERI/OCDE) e, a 26 de Junho, do americano William Schmidt (Universidade do Michigan, EUA). A Biologia será o último tema a abordar neste ciclo de conferências, que se estende até Dezembro.
Entrada: 5 Euros (desconto 50% para estudantes, Amigos de Serralves e maiores de 65 anos)
Para mais informações, por favor contacte:
José Menezes, Assessor de Comunicação
Fundação de Serralves
Tel. 22 615 6572 / Telemóvel 93 261 1658
Email j.menezes@serralves.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
MANIFESTO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE GenAI
Por Maria Helena Damião e Cátia Delgado Assinado por académicos de diversos países do mundo, foi publicado no passado dia 29 de Novembro, ...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
Sem comentários:
Enviar um comentário