sexta-feira, 25 de maio de 2007

O ELOGIO DA CRISE (1807-2007)


Informação recebida da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) e da Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII (SPESXVIII) sobre o Congresso O ELOGIO DA CRISE, que decorre entre 22 de Maio de 2007 e Maio de 2008, celebrando os 200 anos da viagem da família real portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro. As sessões são abertas a todos os interessados.



Se a História tem algum sentido de “arqueologia”, nem por isso ela deixa de ser “prospectiva” do nosso próprio tempo, pressentindo-lhe as crises e estabelecendo relações de soluções e comportamentos humanos entre épocas, acrescida de um sentido filosófico e sociológico. A História é de todos, como a ciência que a todos responde e é construída por todos, tanto num regresso ao passado, como na equação do presente em função de futuros previsíveis. Todos sabemos que a História não se repete, mas oferece mecanismos de pensamento e pode estabelecer métodos de análise e rigor científico que estão a transformá-la naquela ciência indispensável aos Homens que a deverão escutar em função das tarefas que desempenham no mundo das políticas e das grandes decisões neste momento de transformações e de globalização.
Então, qualquer efeméride deverá ser entendida como uma reflexão aprofundada, interdisciplinar e participada por entidades e instituições culturais e científicas diversificadas. Por isso, cabe-nos revisitar 200 anos de História que lembrem um tempo de impérios e um tempo de mudanças. Propomos, então, o elogio da crise.


PROGRAMA
1ª Sessão – 22 de Maio de 2007

18.00 Horas – Na sede da Sociedade de Geografia de Lisboa, em Lisboa
Inauguração do Colóquio pelo Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, Prof. Doutor Luís António Aires-Barros.
Conferência: Portugal entre Pombal e D. Maria I (1750-1816) – a questão da viradeira, pela Presidente da SPESXVIII, Prof. Doutora Maria Helena Carvalho dos Santos.
18.45 Horas – Debate.

2ª Sessão – 14 de Junho de 2007

21.00 Horas – Na sede da SPESXVIII – Av. de Ceuta, Quinta do Cabrinha, nº1 r/c, Lisboa. [Junto à PSP de Alcântara]. Homenagem ao Prof. Doutor Luís António Aires-Barros, Presidente da Sociedade de Geografia - na SPESXVIII

21.15 Horas - Mesa Redonda. Tema: As (IN) tolerâncias entre os Séculos.
Coordenação do Prof. Doutor Fausto Amaro. Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação.

3ªSessão – 8 de Novembro de 2007
10.00 Horas – Na sede da Sociedade de Geografia de Lisboa
Mesa Redonda. Tema: Estados Unidos da América: o anúncio do fim dos Impérios? Coordenação do Embaixador Francisco Knopfli. Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação.

Almoço livre (pode ser no Convívio da SGL)

14.30 Horas – Na sede da Sociedade de Geografia de Lisboa
Mesa Redonda. Tema: Jornais e Opinião Pública no Séc. XIX e a Independência do Brasil. Coordenação da Prof. Doutora Maria Helena Carvalho dos Santos. Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação.

4ª Sessão – 22 de Novembro de 2007 – Encerramento da parte portuguesa
17.00 Horas – Na sede da SPESXVIII – Av. de Ceuta, Quinta do Cabrinha, nº1 r/c, Lisboa. Mesa Redonda. Tema: Historiografia, Literatura e Romance Histórico. Coordenação do Prof. Doutor Mário Avelar. Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação.

5ª Sessão – Maio de 2008 – no Brasil. A Família Real Chega ao Brasil
Organização da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Fortaleza, Brasil. Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...