domingo, 6 de maio de 2007

A FÍSICA E A VIDA

Saiu há poucos dias mais um número da "Gazeta de Física", revista da Sociedade Portuguesa de Física (SPF). Embora a revista seja ainda dirigida por mim (a Directora indigitada é a Teresa Peña), quem preparou este número especial sobre "A Física e a Vida" foram as subdirectoras Constança Providência e Lucília Brito, a quem estou muito grato. Também estou grato a Filomena Botelho, que editou este número temático.

A revista não está nos quiosques, pois é distribuída aos sócios (a versão em papel, que pode ser obtida na sede da SPF, tem o bónus de ter um DVD em anexo). Mas está na Internet: ver aqui . Os interessados pelo aquecimento global podem ler uma "review" do físico Filipe Duarte Santos sobre o assunto. Ele é, como se sabe, um dos nossos maiores especialistas em alterações climáticas.

5 comentários:

Anónimo disse...

O artigo do Filipe diz que o Buescu é um pateta do taco de hóquei. O físico Filipe Duarte Santos não percebe nada de física, só quem percebe de físca, climatologia e quântica é o Buescu.

O próximo número da Gazeta de Física tem de ser:

A Nova Física e os Progressos da Medicina- Jorge Buescu

A Nova física das alterações
climáticas - Jorge Buescu

A Nova Física e a Vida - Jorge Buescu
....

JPRibeiro disse...

Sobre a confiança que nos dá a nomeação "política" dos membros do IPPC ler entre tantos outros aqui:

Anónimo disse...

Deêm uma folga ao Buescu, pá. Sair do Técnico para a Faculdade de Ciências não deve contribuir para a saúde mental de ninguém. O Técnico pode ter defeitos mas é um paraíso no panorama universitário nacional.

Consideremos os posts e comentários infelizes como produto de insanidade temporária.

Tenho confiança que ele há-de recuperar e voltar ao nível que nos habituou nos livros.

Jorge Buescu disse...

Filipe Duarte Santos, que tive o prazer de ter como Professor e agora como colega na FCUL, publica na Gazeta de Física um artigo de enorme honestidade intelectual. Além de mostrar aquilo que se sabe, o artigo revela as dúvidas e incertezas, a diferença entre os factos e as teorias. É um modelo de exposição.

Entre os vários gráficos do artigo retirados do Climate Change 2001, do IPCC, NÃO se encontra o Taco de Hóquei. Mais uma prova da integridade e seriedade científicas de Filipe Duarte Santos.

A Ciência é o domínio da dúvida, da incerteza, do erro e da correcção crítica do erro. Se há certezas absolutas, não se encontram na Ciência.

Anónimo disse...

Meus caros,

Não batam mais no homem, porque apesar de não concordar com as conclusões dele sobre a importância do nosso impacto no clima, pois como referi em comentários anteriores, e da colecção de informações que fui ouvindo, desde o aumento da concentração de carbono se ter antecipado ao aumento de temperatura, ao facto de geofisicamente devermos estar num periodo de arrefecimento e se estar a assistir ao oposto, uma coisa eu concordo com ele: O IPCC é tudo menos fiável, por ser um painel inter-governamental, e portanto, mover-se por motivos politicos mais que por motivos cientificos. Mas, a questão não é a validade do que o IPCC defende, porque como o artigo diz, a preocupação começou muito antes, só que só se tornou "moda" quando o IPCC se "corrigiu".
O que me parece menos correcto no meio das interpretações de dados do Jorge Buescu, é que se recusa a vêr que a correlação foi quebrada ao nível da concentração de CO2 em resposta ao aumento de temperatura, e que essa quebra (por antecipação do aumento) está a puxar o aumento da temperatura, e não o contrário, que era a regra.

Também não concordo com o "jplc", sobre a dôr da saída do Técnico para a Faculdade de Ciências. :-)
Conheço pessoas oriundas dos dois sitios, e estranhamente os do Técnico ficaram todos para professores, enquanto os da Faculdade de Ciências produzem a sério, e inclusivé têm patentes reconhecidas na sua área de trabalho em empresas lideres de mercado a nível mundial. Só tem a ganhar com a mudança. :-)

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...