quarta-feira, 5 de maio de 2010

MARK TWAIN MORREU HÁ CEM ANOS


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudónimo Mark Twain, nasceu a 30 de Novembro de 1835, na Florida, Missouri, Estados Unidos da América.

Começou a trabalhar aos 18 anos como tipógrafo e a escrever para jornais. Entre 1856 e 1861, início da Guerra Civil Americana, foi piloto de barcos a vapor no Mississípi, profissão que mais tarde afirmaria levar consigo até ao fim dos seus dias e que recordou no livro "Life on the Mississippi", de 1883. Tendo iniciado a sua carreira como escritor de livros de viagens, teve o seu primeiro sucesso literário com a obra - A Célebre Rã Saltadora do Condado de Cavaleras, publicada em 1865.

Contudo são obras como - As Aventuras de Tom Sawyer, As Aventuras de Huckleberry Finn e O Homem que corrompeu Hadleyburg que o projectam como um dos maiores nomes da literatura norte-americana.

Morreu em 21 de Abril de 1910, em Redding, Connecticut.

Mostra bibliográfica evocativa | 21 de Abril – 7 de Maio | Sala do Catálogo

No horário de funcionamento da Biblioteca.

1 comentário:

JCC disse...

As Aventuras de Tom Sawyer e as de Huck Finn continuam entre as minhas obras favoritas, quase cinquenta anos depois de as ter lido pela primeira vez. E tem contos muito bons. Lembro-me de um em que descreve um pôr-do-sol e um esófago contempla melancolicamente o entardecer... Um espanto.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...