domingo, 1 de março de 2009

O dever de educar a compreensão

Nona sessão do ciclo O dever de educar, no próximo dia 3 de Março, pelas 18h15, na Livraria Minerva Coimbra.

Na sequência da sessão anterior, dedicada à importância da memória na aprendizagem, analisa-se, agora, a importância da compreensão. Num tempo em que os documentos curriculares para os vários níveis de escolaridade se centram nesta dimensão cognitiva, devemos perguntar: Dispomos de conhecimentos científicos que nos permitam perceber como é que ela funciona? E, poderemos organizar o ensino de modo a que os alunos adquiram, de facto, competências de compreensão?

A convidada é Maria Isabel Festas, psicóloga e professora de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tem-se dedicado ao estudo dos processos de compreensão da leitura, investigando entre outros aspectos, as estratégias de ensino que favorecem esses mesmos processos.

Local: Livraria Minerva (Rua de Macau, n.º 52 - Bairro Norton de Matos), em Coimbra.

Próxima sessão: 17 de Março.

As sessões deste ciclo são quinzenais e estão abertas ao público.

2 comentários:

Vitor Silva disse...

não consideram a hipótese de gravar áudio e/ou vídeo as intervenções dos participantes de forma a poderem ser vistas em "modo diferido" por outras pessoas?

Helena Damião disse...

Caro Vitor Silva
Não dei conta da sua pergunta. Peço desculpa. Sim, as sessões estão a ser gravadas e serão divulgadas neste blogue. Obrigada pela sua atenção

UM CRIME OITOCENTISTA

Artigo meu num recente JL: Um dos crimes mais famosos do século XIX português foi o envenenamento de três crianças, com origem na ingestão ...