quarta-feira, 11 de março de 2009

Kostas Gavroglu e a História da Ciência

Informação recebida da Porto Editora:

A Porto Editora promove uma conferência sobre História da Ciência com Kostas Gavroglu, um dos mais conceituados especialistas internacionais da área. A conferência realiza-se na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa amanhã, 12 de Março, às 18:00.

A conferência “Passado das Ciências como História – what role for history of science in Portugal?”, é promovida pela Porto Editora e pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia.

Dinamizado pelos investigadores portugueses Ana Simões, Ana Carneiro e Henrique Leitão, esta conferência terá como convidado principal Kostas Gavroglu, considerado internacionalmente um dos mais notáveis investigadores na área da História da Ciência.

O evento servirá também para apresentar o seu livro O Passado das Ciências como História, publicado pela Porto Editora.

A História das Ciências tem por objecto a ciência enquanto fenómeno social e cultural, e os historiadores da ciência investigam a sua história, tendo em consideração que particularidades locais, temporais e culturais desempenharam um papel importante na formação tanto do discurso científico, como da função social da ciência.

Este livro trata de alguns dos problemas teóricos e práticos que ocorrem na História das Ciências: o tipo de perguntas que são colocadas, as fontes e o carácter do material de arquivo que é utilizado no sentido de dar respostas às perguntas, o de saber em que consiste um problema histórico a resolver, as diversas maneiras de imaginar soluções para os problemas.

Será disto, também, que falará Kostas Gavroglu numa conferência onde estarão vários investigadores portugueses.

Kostas Gavroglu é doutorado em Física das Partículas, mas cedo mudou de campo de investigação, dedicando-se com entusiasmo à História da Ciência, com enfoque particular na história das ciências físicas no século XX e no contexto da Europa periférica. Autor de uma vasta bibliografia, com inúmeros artigos publicados nas mais conceituadas revistas científicas internacionais, coordenador de várias obras colectivas, Kostas Gavroglu foi também responsável pelo projecto europeu Prometheus, cujo objectivo era o de estudar a chegada da Revolução Científica aos países da Europa periférica; um projecto que, em parte, esteve na origem do Grupo Internacional STEP, dedicado ao estudo da ciência e tecnologia nos países da periferia europeia, e do qual é fundador. Na Grécia, Kostas Gavroglu fundou o Departamento de Filosofia e História da Ciência da Universidade de Atenas na década de 90 do século passado. É um dos principais responsáveis pelo ambicioso projecto de digitalização de documentos manuscritos e impressos do Iluminismo Grego e é Director dos Arquivos da Universidade de Atenas.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...