sábado, 21 de março de 2009

Minha resposta a D. Duarte de Bragança

Recebi de D Duarte de Bragança a propósito do meu texto aqui publicado "O Santo Contestável" a seguinte "Resposta ao comentário publicado no Público de sexta feira", que venho, tal como me é pedido, divulgar:
"Exmo. Sr. Prof. Doutor Carlos Fiolhais,

Venho solicitar que esclareça os seus leitores relativamente a uma referência que faz a um texto meu sobre o Santo Condestável . Nesse texto eu citava a "Cronica dos Carmelitas", referindo a lenda ou tradição do que teria acontecido às suas tropas em Fátima antes da Batalha de Aljubarrota.

A maneira como cita o meu texto tem a intenção de divertir os leitores, mas não os esclarece. Aparentemente os preconceitos sociais e políticos ainda têm muita importância, mesmo entre as pessoas mais cultas, mas certamente não o impedirão de repor a verdade.

Com os meus melhores agradecimentos pelo esclarecimento que certamente não deixará de fazer.

Dom Duarte de Bragança
Fundação Dom Manuel"
Agradeço a D. Duarte de Bragança a sua tentativa de esclarecimento. Mas, de facto, não esclarece. Tive o cuidado de o citar com cuidado, pois me parecia inacreditável a frase que li sobre a genuflexão dos cavalos de D. Nuno Álvares Pereira na Cova de Iria, antes da batalha de Aljubarrota em 1385:
"Quando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (D. Duarte de Bragança, “D. Nuno de Santa Maria - O Santo”, ACD Editores, 2005).
Copiei o texto palavra a palavra e fui agora verificar, tendo concluído existir exactidão na cópia (op. cit., p. 22). Claro que a citação tinha de ser curta dada a limitação de espaço da minha crónica, mas, se fosse maior, seria decerto pior para o autor citado. É daqueles casos que, quando me dizem que falta o contexto, eu posso replicar que com o contexto seria pior.

Para esclarecimento geral fui, porém, consultar a "Crónica dos Carmelitas". O volume conservado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, embora D. Duarte de Bragança não indique a referência bibliográfica exacta, deve ser este:

- Santa Ana, José Pereira de, O.C., 1696-1759, "Chronica dos Carmelitas da antiga, e regular observancia nestes Reynos de Portugal, Algarves, e seus dominios, ... Por seu author Fr. Joseph Pereira de Sta. Anna, ..., Lisboa : na officina dos herdeiros de Antonio Pedrozo Galram, 1745-1751. 2 vols.

No 2º volume consta a descrição da batalha de Aljubarrota. Mas debalde procurei a descrição da cena dos cavalos na Cova de Iria. Nem conheço, de resto, nenhuma premonição das aparições marianas de 1917 publicada antes dessa data.

Está à vista quem está do lado do lado da exactidão histórica e quem é que tem "preconceitos" (segundo o "Dicionário da Língua Portuguesa 2008" da Porto Editora, "opinião (favorável ou desfavorável) formada antecipadamente, sem fundamento sério ou análise crítica"). O livro da autoria de D. Duarte de Bragança não é particularmente forte no rigor historiográfico, antes está eivado de preconceitos, o que, como é evidente, não favorece a causa do "Santo Condestável", por muitos méritos que este eventualmente possa ter.

8 comentários:

Armando Quintas disse...

covas da iria, nossas senhoras de Fátima..
antes de 1917 não existia nada disso, nem podia, se ainda nem tinha sido inventada essa aldrabice como queria o senhor Duarte pretenso duque de Bragança que os medievais falassem em tal coisa?
Primeiro é necessário que esse senhor aprenda os métodos pelos quais se rege qualquer séria investigação historiográfica..

Anónimo disse...

O sr. Duarte ao menos não peca por incoerência. Efetivamente, para quem acredita que "Deus operou o Milagre do Sol", nada custa acreditar que os cavalos se ajoelharam. Deixem o sr. Duarte gozar da sua liberdade de consciência.

Alberto Sousa

José Meireles Graça disse...

"... o senhor Duarte pretenso duque de Bragança..."

Como?! O "senhor Duarte" não é duque de Bragança?!

Tino disse...

Sr. Armando Quintas

Agradeço muito que me explique em que consiste essa tal «aldrabice» de Fátima.

Procuro entender o que ali terá acontecido, especialmente o chamado "Milagre do Sol".

Ainda não consegui!

Há os que defendem que se trata de um raro mas conhecido fenómeno atmosférico.

Mas como adivinharam três criancinhas o dia e a hora em que tal fenómeno haveria de ocorrer?

Fico ansiosamente à espera que me elucide sobre a «aldrabice»...

Ricardo Gomes da Silva disse...

Aos ignaros, aconselho a leitura do livro da Fina D'Armada

Quanto à religiosidade, creio que a leitura de Leite de Vasconcellos não faria nada mal para perceber que a crença em "senhoras" é um facto religioso persistente na zona em questão

Outra situação é o ataque à religiosidade...continuo sem perceber qual é o ganho em atacar as crenças dos outros...porque é dos outros que se trata, o mero facto de contestar , criticar e anular pode até ser considerado um laivo de má formação básica ou defeito de personalidade.

Se o Sr D. Duarte acredita, como tantos milhões de portugueses, não vejo qual é o prejuizo

será inveja por não ter o mesmo sentimento?

Os povos apenas defendem aquilo em que acredita,. E a maioria daquilo que tomam por certo e seguro é na maioria das vezes virtual e falso, mas fica a obra, o esforço a a crença num mundo melhor...será isto assim tão mau ?

Se pensarem bem até a paternidade é um acto de fé...construimos toda uma existência em cima de um facto que não podemos provar..porque o que interessa é o esforço e o que se deixa

Certezas leva-as a morte

bem haja

Anónimo disse...

Este assunto exige para bem de todos um esclarecimento claro.
Jose Luis Pereira Gonçalves
eng_pg@hotmail.com

Anónimo disse...

Essa dos cavalos ajoelharem nunca ouvi, mas sobre o milagre do sol em Fátima leiam a reportagem abaixo com as fotos do jornais da época:

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=ciencia&artigo=20050613095306&lang=bra


Além do milagre do sol (visto há mais de 45 Km de distância), houve várias professias cumpridas como: o fim da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda, o nome do futuro Papa, o comunismo na Rússia, a perseguição à Igreja, etc.:

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=polemicas&artigo=20040825123629&lang=bra

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=polemicas&artigo=20040819174858&lang=bra

Se vocês acham esse milagre fraco, vejam esses (que, aliás, só ocorrem na Igreja Católica):

O MILAGRE DO SANTO SUDÁRIO

O Santo Sudário é um dos milagres mais antigos da Igreja; ele é a maior prova material da ressurreição de Cristo pois contém a "foto" (ou melhor a "radiografia") do momento exato da ressurreição. Existe um excelente documentário muitíssimo sério feito pelo Discovery Channel disponível em DVD intitulado "O Mistério do Santo Sudário" (à disposição na Internet ou no YouTube) que relata a história e as mais novas descobertas científicas sobre esse misterioso tecido de linho que envolveu o Corpo de Cristo após sua morte, como relata a Bíblia. Entre os extraordinários sinais, podemos destacar amostras de pólens de plantas encontrados no tecido que só existiam na época e local em que Jesus viveu, marca de moedas que Pilatos (governador da época) mandou cunhar no ano 29 dC encontradas sobre os olhos da vítima conforme o ritual de sepultamento judaico, sinais das marcas da flagelação de Cristo em total acordo com o relato bíblico; a constatação de que o corpo flutuava no momento do milagre, já que as nádegas e as costas da vítima não aparecem amassadas na imagem; a descoberta de que a imagem não é uma pintura e sim um negativo e a descoberta por cientistas da NASA de que é uma imagem tridimensional e de que esta foi formada por um tipo de explosão nuclear de curtíssima duração que "queimou" as fibras do tecido, formando assim a imagem tridimensional sem uso de qualquer tipo de tinta; e, pasmem, a descoberta de que imagem é na verdade uma radiografia já que dá para ver até os ossos da vítima; descartando assim qualquer indício de falsificação. Um fato interessante é que, após os estudos do Santo Sudário, a grande maioria dos cerca de 30 cientistas que investigaram o fenômeno, dos quais pouquíssimos eram cristãos, se converteram ao catolicismo.

http://www.youtube.com/watch?v=M9j38PmEGWA


MILAGRE DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Um dos mais espetaculares milagres existentes no mundo, é o incrível Milagre da Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ocorrido em 1531 no México e que já foi analisado até por cientistas da NASA; cujo olho da imagem estampada num manto rústico de um índio reflete a cena do momento do milagre, a temperatura da face da imagem é a de um corpo humano, o material da imagem não pertence a nenhum elemento químico conhecido, a imagem vista de costas é translúcida e vista de frente é opaca, a tinta que puseram sobre ela ao longo dos anos literalmente flutua sobre a imagem original, a constelação que aparece na imagem corresponde exatamente à posição das estrelas do céu no dia e hora em que ocorreu o milagre, quando se olha a menos de 10 cm da imagem esta simplesmente desaparece, além de vários outros sinais espetaculares. Um fato interessante é que este milagre, assim como o do Santo Sudário, foi providencialmente feito para os tempos atuais, já que antigamente não havia tecnologia para analisar e estudar tal fenômeno.

http://www.clap.org.br/artigos/guadalupe/g_nossasenhora.asp
http://oepnet.sites.uol.com.br/nossasenhora.htm

MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO

http://www.youtube.com/watch?v=1UY2kHRp8iA

Augusto Gouveia disse...

O Senhor D. Duarte não é Duque de Bragança, nem o poderá ser. Desde D. João IV que este titulo. e respectiva casa, é reservado ao herdeiro do trono. Como este senhor não passa de mero pretendente (ainda por cima pertencente a um ramo dos Braganças banido) é com muitoa lata e descaramento que abusa da sua utilização

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...