sábado, 21 de março de 2009

Ante-estreia do Filme "Anthero - O Palácio da Ventura"


Informação recebida do Museu da Ciência de Coimbra:

Filme sobre a vida de Antero de Quental em ante-estreia no Museu de Ciência. A película retrata a vida de um dos maiores poetas portugueses do século XIX.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta, hoje, pelas 21h 30, em ante-estreia, o filme “Anthero - O Palácio da Ventura”. Trata-se de um tele-filme realizado pela RTP Açores, que narra a história do poeta açoriano, umas das principais figuras portuguesas da filosofia e da literatura.

Durante a sua vida, Antero de Quental dedicou-se à poesia, à filosofia e à política. Iniciou seus estudos em Ponta Delgada, sua cidade natal, mudando-se para Coimbra aos 16 anos, para estudar Direito. Em 1861, publicou seus primeiros sonetos e quatro anos depois, publicou as Odes Modernas, influenciadas pelo socialismo de Proudhon, que enaltecia a revolução. Passou também por Lisboa, onde trabalhou como tipógrafo, profissão que exerceu também em Paris, em 1867. Foi um dos fundadores do Partido Socialista Português. Em 1891, regressa a Ponta Delgada, acabando por se suicidar com dois tiros na boca, disparados num banco de jardim.

O filme, com a duração de duas horas, foi realizado por José Medeiros. A sessão de apresentação de “Anthero – o Palácio da Aventura”, que decorre no Museu da Ciência hoje à noite, contará com a presença do realizador e de António Pedro Pita, delegado regional da Cultura. A entrada é livre.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...