sexta-feira, 6 de março de 2009

AINDA MAIS EÇA DE QUEIROZ SOBRE DARWIN


"Carlos declarou que o mais intolerável no realismo eram os seus grandes ares científicos, a sua pretensiosa estética deduzida de uma filosofia alheia, e a invocação de Claude Bernard, do experimentalismo, do positivismo, de Stuart Mill e de Darwin, a propósito de uma lavadeira que dorme com um carpinteiro!"
Eça de Queiroz, in "Os Maias"

3 comentários:

António Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Mendes disse...

EÇA, DISCÍPULO DE DARWIN?

Os excertos de Eça de Queirós, aqui publicados, parecem traçar um retrato anti-darwinista de Eça e, pior, parecem sugerir, que ele faz oposição à ciência do seu tempo.
Ora, esta imagem de Eça é falaciosa: confundindo-se a voz dos personagens com a voz do seu criador, assimila-se a crítica queirosiana de algumas vozes do darwinismo à rejeição de Darwin.
Para dissipar quaisquer dúvidas quanto à falsidade deste retrato, basta contrastar os contos "Adão e Eva no Paraíso", de Eça, e "Adão e Eva", do escritor realista brasileiro Machado de Assis (com quem Eça manteve uma relação de amor-ódio até ao final da vida).
Enquanto Machado de Assis oferece uma recriação literária dos relatos bíblicos, Eça dá-nos uns frescos impressivos e realistas dos episódios de uma humanidade e de um Deus que têm de se haver, não com a teoria, mas com o facto da evolução.
O realismo irónico de Eça desmascara, ao mesmo tempo, o criacionismo ignorante e o positivismo ingénuo de algumas vozes darwinistas.
O que este escritor censura no positivismo, transformista e não só, é o seu projecto de ablação da imaginação da esfera da inteligência humana, qual concubina desprezível.
Quem conheçe a Filosofia das Ciências do século XX, nomeadamente o debate entre Popper e os neopositivistas do Círculo de Viena, não pode deixar de reconhecer a justeza dos reparos queirosianos.

Os leitores não deixarão de espantar-se por reconhecer nos parágrafos finais do conto de Eça a mesma «grandeza nesta forma de considerar a vida» com que Darwin encerra a «A Origem das Espécies», tão sublime que o nosso escritor a eleva ao ponto de vista de um Deus que, «pensativo, contempla o crescer da humanidade» nesse «verídico lar»: «esses sóis, esses mundos, essas esparsas nebulosas», «feitas da nossa substância».

Em suma, assim como é errado inferir que Darwin era teísta por ter referido as «leis impostas à matéria pelo Criador» em «A Origem das Espécies», também é errado acusar Eça de ser um anti-Darwin ou de desdenhar do pensamento científico.


António Mendes
professor de Filosofia do E. Secundário
Braga

O FÍSICO PRODIGIOSO

  Cap. 43 do livro  "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos, que vou apre...