sexta-feira, 20 de março de 2009

FIGURAS DO FUTURO DO CORREIO DA MANHÃ

Com os parabéns ao "Correio da Manhã" pelos seus 30 anos, divulgamos a lista do júri e as "30 figuras do futuro" que esse júri escolheu e que ontem receberam, no Pavilhão de Portugal em Lisboa, os respectivos troféus:

PERSONALIDADES DOS 30 ANOS 30 NOMES QUE NOMEARAM AS FIGURAS DO FUTURO

Ambiente – Elisa Ferreira, Gonçalo Ribeiro Telles, Viriato Soromenho Marques.

Artes Performativas – Eunice Muñoz, Filipe la Féria, Rui Veloso.

Ciência – Alexandre Quintanilha, Carlos Fiolhais, Teresa Lago.

Desporto – Carlos Lisboa, Fernanda Ribeiro, José Augusto.

Empresas e Inovação – Carlos Zorrinho, Daniel Bessa, Vera Nobre da Costa.

Letras e Artes Plásticas – Vasco Graça Moura, Maria Filomena Mónica, José de Guimarães.

Política – Ramalho Eanes, Jorge Sampaio, Marcelo Rebelo de Sousa.

Saúde – João Lobo Antunes, Manuel Antunes, Sobrinho Simões.

Solidariedade – Maria Cavaco Silva, Isabel Jonet, Padre Jardim Gonçalves.

TV e Cinema – José Eduardo Moniz, Emídio Rangel, Leonor Silveira.

OS ESCOLHIDOS

Ambiente – Hélder Spínola (pela Quercus, de que é presidente); Nuno Ferrand (como coordenador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto); Raimundo Quintal (presidente da ONG Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal).

Artes Performativas – Lúcia Moniz (actriz e cantora); Manuel Cruz (músico e cantor, ex-Ornatos Violeta, com projecto a solo); Maria João Pires (pianista).

Ciência – Cláudio Sunkel (Instituto de Biologia Molecular e Celular e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto); José Henrique Veiga Fernandes (Instituto de Medicina Molecular, Universidade de Lisboa); Nuno Ferrand (Centro de Investigação em Biodiversidade da Universidade do Porto).

Desporto – Naide Gomes e Nélson Évora (atletismo); Cristiano Ronaldo (futebol).

Empresas e Inovação – António Câmara (presidente da YDreams); Isabel Jonet (pela gestão no Banco de Bens Dados e no EntreAjuda); Luís Portela (presidente da Bial).

Letras e Artes Plásticas – António Sousa Homem (cronista); Cristina Valadas (artista plástica); Valter Hugo Mãe (escritor).

Política – António Barreto (como presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos); Berta Cabral (presidente da Câmara de Ponta Delgada); Rui Vilar (presidente da Fundação Gulbenkian e do Centro Português de Fundações).

Saúde – José Carlos Machado (pela Investigação de Translação em doenças de cancro, IPATIMUP): Maria Mota (Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa); Miguel Castelo-Branco (director do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e da Imagem da Universidade de Coimbra).

Solidariedade – Isabel Jonet (pelo Banco Alimentar, Bens Dados e EntreAjuda); Sandra Anastácio (pela Ajuda de Berço); Teresa d’Almeida (pela Associação Sol).

TV e Cinema – José Alberto Carvalho (director de Informação da RTP); José Carlos Malato (apresentador de Televisão); Manoel de Oliveira (pela sua obra de mestre).

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...