quarta-feira, 25 de março de 2009

ÚLTIMOS DIAS DA "EVOLUÇÃO DA BÍBLIA"


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (na figura imagem da Bíblia que serviu debase ao protótipo de Elvira Fortunato)

A Exposição “A Evolução da Bíblia”, presente na Sala Nobre da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Sala de São Pedro, contendo uma rica e aantiga biblioteca, entrou nos seus últimos dias de apresentação pública. Esta é uma oportunidade rara, senão única, de poder ainda ver alguns dos mais preciosos e valiosos livros existentes em Portugal e no mundo, com raríssimos exemplares da Bíblia, sendo o mais antigo do século XII. A Exposição tem o encerramento previsto para o dia 30 de Março, fazendo a Biblioteca Geral visitas guiadas a grupos, com marcação prévia.

A Exposição conta ainda com um protótipo, único no mundo, apresentado pela Doutora Elvira Fortunato, investigadora da Universidade Nova de Lisboa, em papel electrocrómico, perspectivando o que será o papel do futuro, na transição do e-paper ou para o paper-e, segundo esta cientista, responsável pela criação de transístores em papel.

3 comentários:

Anónimo disse...

A Bíblia continua actual. Tão actual como sempre foi.

As suas afirmações são fundamentais para a ciência.

Não sendo um livro científico (se fosse rapidamente estaria desactualizada!) ela estabelece as premissas que tornam possível e significativo o conhecimento científico.

Ela ensina que o Universo foi criado de forma racional, por um Deus que é RAZÃO, tendo por isso uma estrutura racional, capaz de ser estudada racionalmente por pessoas racionais, porque criadas à imagem e semelhança do Criador.

A Bíblia ensina, como se vê, que o Universo, a Vida e o Homem têm uma racionalidade inerente. É isso que torna possível e significativa a ciência.

Na verdade, a ciência não faz muito sentido, nem tem qualquer propósito, se se postular a irracionalidade inerente do Universo, da vida e do homem. A ciência funciona só bem num Universo biblicamente compreendido.

Mesmo aqueles que não acreditam na verdade da Bíblia têm que lhe pedir emprestadas algumas premissas para justificar a sua própria racionalidade e a racionalidade do conhecimento.

As obsaervações científicas corroboram totalmente o ensino bíblico.

1) a existência de leis naturais no Universo corrobora o ensino bíblico sobre uma criação racional;

2) a sintonia do Universo para a vida corrobora o ensino bíblico sobre uma criação racional;

3) a estrutura racional e matemática do Universo corrobora o ensino bíblico sobre uma criação racional;

4) a existência de informação semântica codificada nos genomas corrobora o ensino bíblico sobre uma criação racional e instantânea;

5) a existência de biliões de fósseis nos cinco continentes, por vezes muito acima do nível do mar, de ampla evidência de catastrofismo na coluna geológica e de camadas de sedimentos transcontinentais corrobora inteiramente o ensino bíblico sobre um dilúvio global.

6) a contínua descoberta de vestígios arqueológicos confirmando a Bíblia mostra, vez após vez, que ela tem uma preocupação fundamental com a Verdade.

A Bíblia não é um livro científico. Ela é a Palavra de Deus e isso faz toda a diferença.

Ou construímos o nosso saber com base em premissas verdadeiras e definitivas estabelecidas pelo Criador, que tem toda a informação, ou confiamos nas premissas falíveis de cientistas falíveis baseados em observações limitadas e falíveis.

Anónimo disse...

O calhamaço dos embustes bíblicos é um livro científico ?


(Josué 10:12-13)

Só mesmo com a "mãozinha" do omni-impotente, omni-incompetente e omni-ausente.

O designer idiota - deus - faz parar o Sol, para que Josué pudesse matar todos os inimigos antes de escurecer.


(II Reis 20:11)

Isaías, com a ajuda do gazeteiro dos 6 dias, faz o Sol mover-se dez graus para trás.
Isto sim, é que é "obra"! Fazer a Terra parar de girar e inverter a direção de rotação.

Ou talvez o Sol girasse em redor da Terra nos tempos do anedotário do AT.

Inerrância ? Só para pobres de espírito (Mateus 5:3) !

Anónimo disse...

Nota: "direção", no texto brasileiro citado.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...