"O sistema solar é constituído pelo Sol e pelos corpos celestes que orbitam à sua volta. Actualmente, considera-se que os planetas que fazem parte do sistema solar são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Em 2006, Plutão deixou de ser classificado como um planeta, embora continue a fazer parte do sistema solar.
1. Actualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas?
Resposta: ________________________________________________
Poderá confirmar a sua resposta aqui e verificar os critérios de classificação aqui.
17 comentários:
Fantástico: descobri que sei contar! :P
Fantástica obra de comédia, ou melhor seria cómico se não fosse tão triste. não será já tempo de deixarmos de tratar as nossas crianças como atrasados mentais e de promovermos a cultura do facilitismo?
A escola não serve para aquilo que se pode aprender nas ruas, como esta pergunta faz apelo.
E se fosse só esta pergunta, a maiora do resto do teste é quase tão mau como esta.
Que raio é isto?
Quem é o responsável por esta palhaçada de teste?
Qual o argumento que usa para justificar esta vergonha?
Bem, com questões deste teor não terão, decerto, os níveis de (in)sucesso de História ( 42,56%)!
Em outros testes intermédios (lembro-me de um para 11ºano, salvo erro) havia perguntas igualmente caricatas.Desde há muito que o sistema se preocupa apenas com os resultados (obviamente virtuais) sem a mínima preocupação com a aprndizagem real; escolas há em que os responsáveis ameaçam os professores com represálias na sua avaliação se os resultados ao longo do ano não forem virtuais(aqueles que mostram um bom desempenho dos alunos). Assim se constrói o sucesso do ensino em Portugal.
E é preciso não esquecer que os testes intermédios são corrigidos pelos professores dos alunos. Relativamente à correcção têm que preencher grelhas, não sei para mostrar o quê porque as provas, depois de corrigidas ficam nas mãos dos alunos. Ou seja, um professor pouco sério pode conseguir resultados espantosos, duplamente virtuais... E assim com estas e outras anedotas se vão também construindo alguns dos professores de excelência virtual( e mediocridade real).
Digo isto com muita tristeza
Regina Gouveia
Eu sou professor do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, com especialidade em Matemática e Ciências, e quando pensei na resposta a dar ao desafio lançado pela Dra. Helena Damião apenas pensei num 2º ano de escolaridade. A minha surpresa quando vi que a questão pertencia a um 9º ano de escolaridade. Se é este tipo de conhecimentos que o "Destrutério" da Educação pretende aferir, então que poupe tempo, dinheiro e energias e não realize este tipo de testes.
Sou professor há 27 anos e nada disto me surpreende.
É realmente chocante... assim como o é a questão 3 do Grupo VI (que qualquer aluno do 4º ano responderia) e outras. É o preço de querer garantir o sucesso a qualquer custo.
O sistema exposto insere-se na linha de montagem das "Novas Oportunidades" (NO).
Para quem ainda duvide das maravilhas operadas pelas NO, aí tem um exemplo que se introduziu na chamada escola convencional. Entrou como um vírus.
Calcule-se agora o que são as NO nas propriamente designadas Novas Oportunidades, cujas centrais são as maiores produtoras do vírus.
A pergunta estará muito bem feita se se destinar aos primeiros anos do ensino, pois verificando-se se sabe contar, introduz-se matéria nova no âmbito da astronomia.
Começo por pedir desculpa pr antecipação. A maioria das opiniões expressas demonstram uma grande ignorância pela real situação da aprendizagem no nosso País, e vem dar razão ao povo quando afirma que à 2ª feira todos somos treinadores de bancada.
A realidade é que no referido teste de 11º ano a média nacional foi de 10,6 valores, mesmo com as questões "ridiculas" referidas. A realidade é que pelo que tenho falado com colegas que dão 9º ano a turmas reais a alunos reais, os resultados ficam-se por volta dos 50 a 60%, apesar das perguntas "ridiculas". Não é portanto uma política para os resultados...
Este teste é um manifesto cartão vermelho a todos os professores que ainda não perceberam que os tempos da aprendizagem pela repetição, da transmissão pura de conhecimentos pertence a um passado que se deve enterra de uma vez. Estes alunos devem ser formados para o saber fazer, o saber aprender, de modo a que, em qualquer altura da sua vida, ainda que sejam engenheiros possam ser economistas(ou políticos";(" ), ainda que economistas possam ser professores, ainda que relações internacionais possam ser assistentes de bordo. E ai, caros colegas reside uma grande falta de adpatação aos novos tempos, não dos alunos reais, mas dos seus professores ainda virtualmente presos a uma aprendizagem que não foi a sua e não pode deixar-se passar ao lado.
Professor de FQ à 20 anos
os palanetas sao 8.
"Professor de FQ à 20 anos" (professor anónimo, penúltimo comentário, período final)
Há 20 anos, anónimo professor!!!!
Caro anónimo professor de FQ há 20 anos que comentou exactamente antes de "Cônsul Fraxinus Excelsior", devo dizer-lhe que em certas questões poderei estar de acordo consigo, em particular no que toca a uma responsabilidade dos professores. Mas discordo do resto e ainda também da responsabilidade dos professores se me disser que se deve só aos professores. Penso que não são de todo os professores os principais responsáveis (ou pelo menos não directamente).
É claramente óbvio que se trata de uma política de resultados virtuais aquela que o Ministério tem vindo a desenvolver. Caso contrário nem as percentagens que referiu (que não discuto serem verdadeiras embora não as tenha confirmado) seriam atingidas, pois caso este tipo de perguntas não existisse os resultados seriam ainda mais catastróficos. Teríamos uma média abaixo dos 10 valores. Mas se é essa a realidade que vivemos (as "crianças" deste país estão cada vez mais "burras") pelo menos que sejamos claros e tenhamos a dignidade e honestidade de aceitar que a política desenvolvida até agora está errada e precisa de mudança.
Como dizia antes, a culpa não é (só) dos professores. A quantidade de papelada que impingem aos professores que seja preenchida não era a mesma há alguns anos atrás e por isso o aumento desta tira o tempo que os professores tinham para se dedicarem à preparação das aulas EM CONDIÇÕES (daqui tiro a responsabilidade indirecta dos professores, directa do Ministério) pois estes também são seres humanos e como tal também precisam de tempo para descansar e para dedicar à família que tem sido outro dos alvos a abater por parte do governo.
Também os pais de hoje em dia têm grande responsabilidade. Os “pobres coitadinhos” dos filhos não têm tempo para fazer os trabalhos de casa porque têm imensas actividades extra-curriculares, têm que praticar desporto, não podem "sofrer" (ou fazer muito esforço intelectual) porque coitadinhos ainda são tão pequeninos e nós já sofremos tanto quando andávamos na escola e não temos tempo para “estar” com eles etc etc etc e portanto os pais fazem as vontadinhas todas aos filhos e facilitam-lhes a vida de tal maneira que a tendência natural (como qualquer ser humano nestas condições) é pensar que "se eu tenho quem me defenda, faça as coisas por mim, me facilite e dê tudo o que eu quero então eu posso fazer o que me apetece e não me apetece fazer um esforço para aprender porque a escola é desinteressante e seca e eu quero é brincar e jogar futebol para poder ganhar muito dinheiro sem fazer muito esforço".
O que os governos têm feito é participar neste facilitismo e "ajudar" a educar os futuros deste país...
Olá Tiago Lúcio
Não posso estar mais de acordo consigo. O que escreveu não contrariou em nada o que eu escrevi. Também não quis dizer que a culpa da situação actual dos alunos é exclusiva dos professores. Estava apenas no enquadramento deste TI que tem sido tão enxovalhado pelas razões, na minha opinião erradas. Em tudo o resto que escreve, subscrevo a 100%.
"professor de FQ há 20 anos"= Jorge Gomes
José Brôco Educador de Infância 48 anos.
A Inépcia vai longe... Reparem no final da pergunta!
Em 2006, Plutão deixou de ser classificado como um planeta, embora continue a fazer parte do sistema solar. Então que XXXXXXX é? não poderiam ter aproveitado e explicar o que passou a ser?
Desculpem o trocadilho mas em educação de Infância não se perde uma oportunidade para indicar algo mais!
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