terça-feira, 10 de maio de 2011

FotoProtesto 2011


Informação recebida da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC)

A ABIC - Associação dos Bolseiros de Investigação Científica dinamiza durante esta semana uma nova edição do FotoProtesto. Os propósitos da Iniciativa podem ser lidos aqui. As fotos da primeira edição, realizada em 2010, podem ser visualizadas aqui.

Até ao dia 13 de Maio, a ABIC receberá as fotografias que os/as Bolseiros/as tirarem nos seus locais de trabalho, com o objectivo de, posteriormente, tornar públicas as manifestações de protesto e as propostas que estes Investigadores/as têm tendo em vista a melhoria da sua condição e a consequente qualificação do sistema científico e tecnológico nacional.

A ABIC apela à participação criativa dos Bolseiros de todo o país, apelando ao envio para o seu e-mail geral (geral@abic-online.org) de fotografias que dêem conta da diversidade de situações, problemas e propostas que nos caracteriza. Entre os tópicos que podem figurar como mote para as fotografias poderão estar a reivindicação mais geral do estabelecimento de contratos de trabalho para os Investigadores Bolseiros ou propostas mais específicas, como as que dizem respeito ao acesso a uma cobertura justa em termos de protecção social ou à actualização dos montantes das bolsas. Uma alternativa, designadamente no caso de colectivos de Bolseiros mais pequenos, poderá ser ainda a apresentação, na fotografia, do número de anos que cada Bolseiro/a leva nessa situação. Ficará a cargo dos dinamizadores locais de cada FotoProtesto a definição quanto aos moldes concretos da fotografia a tirar.

Votos de bons protestos!
A Direcção da ABIC

2 comentários:

Francisco Domingues disse...

Por muita consideração que mereçam os bolseiros, uma coisa é certa: devem procurar emprego, melhor, trabalho, expondo o seu currículo e oferecendo-se nem que seja para "lavar pratos"! E, para começar, com ordenado mínimo! Agora, pedir mais do bolo, onde já tantos comem, não é digno de um bom cidadão! Por outro lado, manifestações, para que servem? - Para nada! Vejam o que aconteceu com a do dia 12 de Março: já no total esquecimento e nem mossa fez nos nossos "queridos" políticos ou dirigentes. Mas, agora, o assunto principal é ir ou não votar! Ora, votar em quem, se eles criaram um sistema antidemocrático onde só eles mandam e pedem o voto ao povo para assim continuarem a banquetear-se? Esteve lá o PS, arranjou emprego para todos os seus boys. Vai para lá o PSD, fará o mesmo, destituindo os anteriores que irão para casa com chorudas indemnizações. E o povo a pagar a estes parasitas todos... Então, não é melhor não ir votar e forçar um governo de independentes credíveis, de iniciativa presidencial e também previsto na Constituição? Eu não vou votar! Façam o mesmo: é mais útil do que manifestarem-se!

Anónimo disse...

Francisco,

os bolseiros trabalham e apresentaram os seus currículos e planos de actividades para serem financiados no trabalho que desenvolvem. Os bolseiros exigem, como todo o trabalhador deve exigir (seja este independente ou não), mais reconhecimento social pelo trabalho que prestam e, na óptica dos bolseiros (ou, em rigor, da ABIC representando os seus sócios), um dos aspectos desse reconhecimento passa por um contrato de trabalho.

Estará a sociedade, na pessoa do estado, disposta a abdicar do trabalho científico que é hoje prestado em grande parte pelos bolseiros? Bolseiros esses que no futuro constituirão o corpo científico nacional, importante para coisas mais triviais (menos investigativas) mas de importância que até um leigo, como o senhor, consegue compreender: refiro-me à transmissão do conhecimento de nível superior, isto é, das bases do conhecimento científico que é transversal a todas as engenharias.

Uma nota. Acho que devia fazer um esforço para pensar melhor.

Para fundamentar melhor esta nota e, admitindo que os dois parágrafos inicias não foram uma demonstração suficientemente explícita das suas dificuldades de análise, atente para esta fundamentação sumária.

O francisco diz:

"Por outro lado, manifestações, para que servem? - Para nada!"

e depois mais à frente

"Eu não vou votar! Façam o mesmo: é mais útil do que manifestarem-se!"

Não ir votar, o apelo que é por si lançado, não é uma manifestação? Podemos discordar quanto à forma da manifestação, mas isto e o evento do dia 12 de Março são manifestações políticas.

Para finalizar, não acha que primeiro tínhamos de discutir (democraticamente?) o que é isso de "independente credível" e onde é que se encomendam esses protótipos de seres perfeitos? Não me diga que sabe. Isso sim, é o tipo de informação inteligente que devia ser partilhada!

Devia tentar pensar melhor. Se pensasses um bocadinho melhor, iria chegar à conclusão que postular uma base de trabalho etérea (ex. seres perfeitos e incorruptíveis) pode ser interessante, mas o mais interessante e importante é saber como é que se chega lá a partir do que temos (ex. como é que se encontram/constroem esses seres perfeitos numa sociedade cronicamente corrupta).

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...