segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para educar as crianças não basta o bom senso

A propósito de posts antes publicados, João Lacerda, estudante de Ciências da Educação, enviou-nos um artigo dum autor a que aludimos: Ph. Perrenoud. Desse artigo destaco duas passagens:

"A pequena infância é um momento em que as estruturas fundamentais da pessoa são organizadas. Os erros educativos têm, portanto, conseqüências das mais graves."

"Insistimos muito hoje nos direitos da criança - e com razão - uma vez que têm sido amplamente ridicularizados: exploração do trabalho infantil, turismo sexual, violência dos adultos. Que essa causa justa não impeça o progresso do conhecimento dos processos de desenvolvimento e aprendizagem durante a primeira infância. Se vários dirigentes políticos, eleitores e funcionários podem, muitas vezes de boa fé, pensar que o bom senso é suficiente para educar as crianças pequenas, é porque não entenderam o que ocorre nos primeiros anos da vida, nem compreenderam o tamanho do especialismo que os educadores devem mostrar."

1 comentário:

Anónimo disse...

"... nem compreenderam o tamanho do especialismo que os educadores devem mostrar".

Completamente de acordo!
HR

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

Nos anos 70 e 80 do século XVIII, Kant leccionou Pedagogia. As notas que escreveu para os cursos que foram publicadas por um dos seus estuda...