quarta-feira, 13 de abril de 2011

OTELO DIXIT


Muita gente tem falado, dizendo as coisas mais variadas (algumas competindo pelo maior disparate), sobre a lastimável situação a que o país, com o passado e o presente (des)governo, chegou. Mas faltava falar Otelo Saraiva de Carvalho, o militar em grande medida responsável pela Revolução de 25 de Abril de 1974, que inaugurou o actual regime democrático. Pois ele agora falou e disse (segundo conta o Público):

“Não teria feito o 25 de Abril se pensasse que íamos cair na situação em que estamos actualmente. Teria pedido a demissão de oficial do Exército e, se calhar, como muitos jovens têm feito actualmente, tinha ido para o estrangeiro
”.

Faltará ainda falar alguém? Faltar-nos-á ouvir mais alguma coisa?

20 comentários:

Cisfranco disse...

Eis a manifestação do desencantamento pela situação a que o nosso País chegou...

Anónimo disse...

Até nos tempos historicamente mais prósperos o discurso pessimista e desculpabilizador de que estamos em "crise" nunca nos abandona.
Em altura de real crise é preciso subir a parada, e os disparates. E afirmarmo-nos optimistas quando o fazemos, também bem típico.

Anónimo disse...

Tudo isto me parece muito esquisito. Na época do 25 de Abril, vivíamos na era dos carros de bois, em muitas aldeias não havia electricidade nem saneamento básico, nem água corrente, muito menos água quente, ninguém tomava banho. Havia fome e gente descalça. Os da minha idade lembram-se de certeza. Quantos analfabetos havia? Mendigos? Lembram-se de como eram as estradas? E vejamos as Universidades: quem sabia sequer o que era um paper ou um referee? Como era a Televisão e os jornais com censura prévia? Eu acho que o mundo da minha juventude não tem nada a ver com o de hoje. Enfrentei não o desemprego mas a guerra: 3 anos de tropa dos quais dois em combate. Nenhum país progrediu tanto em tão pouco tempo. Mas há a mania das lamechas, deixem-nos falar... E o Otelo não fez o 25 de Abril! Apenas foi um colaborador e dos importantes. Ou alguém pensa que sem Otelo ainda hoje teríamos fascismo e colónias? O Portugal de antes não tem nada a ver com o de hoje. Apesar das dificuldades, deixem-se de lamechices da gaita.

Anónimo disse...

É caso para perguntar: que iria o Otelo fazer... no estrangeiro?! JCN

margarida disse...

"(...) deixem-se de lamechices da gaita." resume um belo texto (como o entendo..., hoje não se valoriza nada e desperdiça-se muito!), mas que podia ter sido assinado, hã?
:)

maria disse...

pois ,Anónimo , agora não há aldeias sem saneamento básico porque nem sequer já há quase aldeias... ainda não ouviu falar do problema da desertificação do interior e dos custos disso ? só em incêndios vão-se uma data de milhões. e deixe estar que ao preço que a gasolina está não tarda anda tudo de bicla e a penantes menos os políticos e os ricos , tal qual como no tempo do botas. tomar banho ? lá vamos voltar a um banhito por semana que o gás e a luz custam uma fortuna. mendigos ? ainda não viu os carochos ? mas onde é que vive ? não há rua sem tipos a fingir que arrumam carros e a pedinchar moedas. romenos nem se fala. e eu acho que rsi a ciganos e outros´é esmola. beneficiário de rendimento mínimo é um eufemismo para mendigo estatal.
quanto à educação..1/4 das universidades chegava , que a maioria , sobretudo privadas , não ensina nada que sirva à economia .
e muitas outras coisas não são mais que consequência da evolução tecnológica e científica mundial , não tem nada com política.

E.R.Ferreira disse...

A voz da 'sabedoria' arrependida...

JMário disse...

Falta ouvir muita coisa...mas o que gostava mesmo de ouvir era gente com alguma vergonha na cara e não este bota-abaixismo que nos consome.

Anónimo disse...

Estou de acordo. "(...) deixem-se de lamechices da gaita." No entanto, é legitimo perguntar se os progressos incontornáveis da nossa sociedade pós-25 de Abril 1974 teriam que ser acompanhados de outros retrocessos que nos levaram a esta situação. Será que não temos engenho para democraticamente construirmos uma sociedade mais justa e próspera? Ou será que à custa do nosso sebastianismo caímos sempre na fatalidade de ser governados por monarcas, ditadores e... "estrangeiros"? Temos que ser optimistas. Se os "estrangeiros" nos ajudarem a pagar os calotes, o povo vai ser de novo consultado e teremos mais uma oportunidade de mudar alguma coisa!? Pode não parecer mas, os destinos deste país ainda passa muito por aqueles que o povoam!

Anónimo disse...

Só para contrariar o "bota-abaixismo":

"Jovens portugueses vencem mundial do «Robô Bombeiro»"
http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/robo-bombeiro-estados-unidos-concurso-portugueses-guarda-tvi24/1245800-4069.html

Ana disse...

O mesmo militar que ordenou o fuzilamento a sangue frio de opositores e afins? O mesmo militar que saneou os capitães de abril que se recusaram a acatar a ordem? O mesmo militar que enveredou pela via do terrorismo?... esse Otelo?...

Anónimo disse...

Eu sou o anónimo optimista.
Ora bem Marigarida, quer que eu assine? Aí vai: João. Quer mais, por exemplo endereço ou número de telemóvel? Desculpe, posso fornecer, mas adianta pouco à minha argumentação.
Maria das 15:31. Bem se vê como é jovem e não viu nada. Portugal, repito, fez em trinta anos mais do que os países da Europa. Não me alongo, leia os livros do António Barreto. E já visitou o Bangla Desh, o Sri Lanka, a África negra em geral, a Etiópia, a América do Sul? Olhe, eu acho Portugal um país avançadíssimo. Sabe o que é andar na guerra colonial? Olhe, eu que sei, e prefiro o desemprego (que é das coisas piores que o capitalismo nos dá). Olhe que a xenofobia fica-lhe mal. Se me cortarem o que ganho, eu começarei por arrumar carros e só quando isso for proibido passarei a roubar nos super mercados. À fome não morrerei de maneira voluntária. Se eu a ajudar a arrumar o seu carro, chama a polícia ou apedreja?
Anónimo das 17:44. As coisas não avançam de maneira linear e há sempre muito a fazer. Fez-se mutíssimo nos últimos 30 anos mas há muito mais a fazer.
Ana. Não merece resposta. Mas pergunto-lhe que pensa dos que matavam pretos na África? Quantos desses admira? Cito só Wiriamu. Se detesta esses tanto como o Otelo (ele mandou fuzilar? Dê-me um nome dum que o tenha sido) tem centenas, milhares de inimigos. Não gosta de ninguém. E da Pide e de Salazar, que acha?
Cumprimentos a todos do
Zé Ninguém

Anónimo disse...

Não há aldeias? Olhe que eu passo grande parte das minhas férias a percorrer aldeias. Viaje e vê-las-á. Não vê é ninguém descalço nem sem casa de banho como há 30 anos.
João José

Anónimo disse...

Definição de terrorista? Quem use métodos violentos, se ganhar é promovido a estadista.
Os chefes guerrilheiros que libertaram as colónias das antigas potências (não só de Portugal mas também da Inglaterra e França) começaram por ser designados por terrorista. Ao conseguirem a independência passaram a ser respeitados como estadistas. Bush será um terrorista? Promoveu uma guerra cruenta ilegal e baseada em argumentos falsos e que ele sabia serem falsos. Fez morrer mais soldados americanos inocentes do que americanos inocentes morreram nas torres. E quantos iraquianos fez ele morrer? Eu sei que para certos xenófobos, iraquiano não conta. Se Bush pertencesse a um pequeno país e saísse derrotado não estaria a esta hora a ser julgado como terrorista? E possivelmente seria assassinado como o Sadat Ussain (não me lembro se se escreve assim). Deve ter-se cuidado com a designação de "terrorista". O julgamento foi justo? Sabem que o primeiro juiz foi imediatamente substituido só por que teve umas frases simpáticas para Sadat? Isto é justiça? Será terrorismo? E Guantanamo que é? Ó Ana responda-me.
Sua admiradora
Joana Ferreira

maria disse...

Muito bem , Anónimo , mas esses países de que fala pertencem todos ao ex 3º mundo- ex , pois , que é o ocidente economia de serviçõs que está em vías de ser 3º mundo . Portugal há-de ser comparado com países da Europa , não com países da Ásia ou África(poderemos compará-lo com o Japão ou Singapura , talvez..) e tenho ideia que continua na cauda da Europa , até países do leste o estão a ultrapassar. Continua a ser também dos países com maiores desigualdades sociais : ora , o Otelo não tinha como grande objectivo acabar com isso? em 30 anos de "democracia" nada fizeram , e encheram o país de micróbios políticos que devoram o dinheiro dos contribuintes e ainda nos fazem pagar juros do dinheiro que devoram.
e não sou xenófoba. acho que todos somos iguais e capazes das mesmas coisas. não admito é que me chulem por ser "caucasiana" , como se isso fosse ser qualquer coisa de especial.
Aos arrumadores não dou moeda , mas gostava que pudessem comprar a heroína ao preço que aquilo vale , sem terem de passar por aquela degradação toda para darem milhões a ganhar a traficantes.

Anónimo disse...

Portugal a pedir esmola.
Quero agradecer a todos os que votaram duas vezes em Sócrates e agora vou ouvir Vangelis.

Anónimo disse...

Estimada Maria:

Não basta dizer que não se é xenofoba para não o ser. Cito uma frase sua:
"mas esses países de que fala pertencem todos ao ex 3º mundo-ex ,... , Portugal há-de ser comparado com países da Europa, não com países da Ásia ou África"
Eu não entendo. Para mim todos os homens são homens (um católico talvez disssse: todos os homens são irmãos em Cristo). Acha que devo esquecer os "sub-humanos" e só comparar Portugal com os que "verdadeiramene" contam? Então o sofrimento no Darfur, na Etiópia, no Iraque ... não existe? Eles não são homens? Então só devemos comparar Portugal com os mais desenvolvidos para podermos comcluir que Portugal está na cauda? O colonialismo praticado pelos europeus não conta? O Nazisma, nascido na Europa não conta? Duas Guerras mundiais tiveram origem onde? O que eu vi na África chamada portuguesa (no tempo em que ainda era governada pelos portugueses) deixou-me horrorizado e tornou-me anti-colonialista em criança! Só tenho a dar vivas a Otelo e Mário Soares pela descolonização. E pela democracia.
Portugal fez nos últimos 30 anos progressos que muitos páises da Europa demoraram 60 a fazer. Mas ainda há muito a fazer. Não há portugues e pretos, há homens. "Chulam-na" por ser caucasiana? Por favor não goze. Aos arrumadores dou sempre moeda e com gosto e não excluo de todo (longe vá o agouro)de um dia os imitar. Só tenho receio de acertar com o seu carro e levar ua pedrada em vez do euro.
Seu
Anónimo optimista.

Anónimo disse...

Para muitos o que chamam terceiro mundo não chega a ser gente. O que comove são as centenas de soldados caucasianos (invasores) mortos, os milhares de iraquianos morto são, como é?, ah! já me lembro são efeitos colaterais.
Joana Ferreira

Anónimo disse...

Culpar o Sócrates de todas as mazelas é simplório. Parece que é um homem a causa de tudo. Como depende de eleições livres parece que não acertamos no voto. Mas o mesmo se deu com outros primeiros Ministros. Nunca acertamos. Aliás o mesmo acontece com muitos outros países com eleições...onde inúmeros cidadãos se queixam do mesmo. Ou a teoria de que os primeiros ministros dão cabo de tudo está errada ou...com eleições nós os eleitores preferimos sempre (e não só neste país) os maus. Difícil de entender. É melhor sem eleições. Será? Outros dizem é melhor educar primeiro o povo. Mas como é que um povo tão educado e culto produziu Mozart e o nazismo?
E como é que se matou tanta gente civil e inocente em Nagazaqui e Hiroshima e nada aconteceu? Por muito menos já ouvi chamar criminoso ao Khadaffi. E nas guerras coloniais? É claro que os portugueses só davam carinhos aos pretinhos bem como os ingleses, franceses e holandeses nas respectivas colónias. Tão amigos que eles eram dos indígenas. E nos Estados Unidos que fizeram aos autoctones? Guerra biologica e extermínio quase total.

Anónimo disse...

Roberta

Anónimo , já agora será capaz de me dizer como eram tratadas as pessoas em Portugal? Será que os portugueses tratavam as classes menos privilegiadas com beijinhos?...E os patrões que faziam das suas empregadas domésticas? "Parque de diversões", engravidavam-nas e fugiam à responsabilidade? Quantas mães se viram obrigadas a entregar as suas crianças a grandes senhores para seu belo prazer? Será que neste Portugal não existiu escravatura? E hoje será que não existe? E já agora, os pretinhos são pessoas, como os branquinhos, utilizou uma expressão xenófoba!...

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...