sexta-feira, 15 de abril de 2011

Da Vinci

Da Vinci... Leonardo como primeiro nome! Nasceu há precisamente 559 anos e tornou-se no ex-libris em forma de Homem do Renascimento e "padroeiro" da mais ingénua curiosidade que se pode ambicionar. Ingénua curiosidade, o que faz mover os Tempos e a Humanidade. O mesmo Leonardo que uma vez disse: "Eu ofendi Deus e a Humanidade porque o meu trabalho não atingiu a qualidade que deveria atingir"!
Exercícios de excesso de modéstia, digo eu! Celebremos, então!

3 comentários:

Cláudia S. Tomazi disse...

Ora, por uma verdade da evolução humana, teríamos que ser melhores que Da Vinci, e honrar seu pensamento, quando por sua voz:

“A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer”.
“Lastimável discípulo, que não ultrapassa o mestre”.
“Nunca imites ninguém. Que a tua produção seja como um novo fenômeno da natureza”.

Eis, que para o humano ser este fenômeno da natureza é necessário evoluir, mas, o desencontro ao natural surge com os aplausos, do mundo sob valores e informações que distorcem exemplos, então após avançada experiência tornam-se labirintos do saber. E o desafio com o humano ao tocar luz é que seja necessário conter a chama, para que esta dure a iluminar o restante do caminho.
Superar esta capacidade com responsabilidade consiste nos dias de hoje, abonar este milagre ao ser capaz de oferecer uma chama que duplique o caminho, para você e para o outro.

Anónimo disse...

LEONARDO DA VINCI

Pelas paredes a carvão pintadas,
meu quarto de estudante estava cheio
das suas asserções mais afamadas,
que lá perdudarão, segundo creio.

Durante toda a minha juventude
foi meu modelo, como é hoje ainda,
pois que, por mais que uma pessoa mude,
nosso primeiro sonho... nunca finda.

Eu nele via a perfeição suprema
da criatura humana, cujo tema
me despertava a máxima atenção.

Que longe fiquei dele, certamente,
mas se o vencer não pude pela mente
o mesmo não direi quanto à paixão!

JOÃO DE CASTRO NUNES

Anónimo disse...

O GÉNIO

Tudo o génio supera: sem barreiras
ele se afirma inquestionavelmente,
tanto na pátria como além fronteiras,
pelo talento que lhe inunda a mente!

Assim Verróquio, face a Leonardo,
os seus pincéis pousou desiludido
e, a fazer fé nas impressões que guardo,
deixou Van Dick a Rubens confundido.

Onde aprendeu Camões?... Sabe-se lá!
O certo é que ninguém se abalançou
às altas cumeadas que alcançou.

Mistério dos mistérios que só Deus,
como disse o Poeta, entenderá
para pasmo de crentes e ateus!

JOÃO DE CASTRO NUNES

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...