quinta-feira, 7 de abril de 2011

O estranho mundo do caos e dos fractais



Resumo da apresentação que vou fazer sobre "O estranho mundo do caos e dos fractais: o mundo depois de Mandelbrot", que vou fazer hoje às 18 horas na Faculdade de Ciências de Lisboa, no ciclo "Matemática sem Limites":

Caos significa, em linguagem comum, desordem. Se a física começou com a observação dos céus, cedo s epercebeu (problema de três corpos celeste) que no céu também existe desordem. Mas há uma moderna ciência do caos, que permitiu pôr alguma ordem na aparente desordem. Simulações computacionais ajudaram ao desabrochar de uma matemática do caos, que permite descrever e explicar uma miríade de fenómenos físicos. Descobriu-se, em particular, que a geometria de algumas estruturas presentes em sistemas caóticos se caracteriza por uma simetria de escala, que se pode traduzir por uma dimensão não inteira. O mundo matemático e físico, depois de o matemático Benoît Mandelbrot, ter proposto a geometria fractal, não voltou a ser o mesmo…

1 comentário:

Artur disse...

Prof. Carlos Fiolhais,

Estive ontem na FCUL e foi com muito prazer que escutei a sua palestra. Como nos tem já habituado, humor e inteligência são a chave bem sucedida para uma comunicação bem agradável com o público em geral.
Penso que os muitos alunos presentes, pelo que ouvi nos seus comentários, também apreciaram a sua apresentação.
Parabéns e muito obrigado. Obrigado também ao prof. Jorge Buescu pela organização.

Carlos Artur

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...