terça-feira, 26 de abril de 2011

A Corrupção, a Campanha Eleitoral para Assembleia da República e o FMI


“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente” (Mário Quintana, 1906-1994).

Em vésperas de uma nova campanha eleitoral para a Assembleia da República na qual, pese embora a promessa dos partidos políticos em se manterem moderados na agressividade e parcos nas despesas, poderá haver acusações de corrupção que podem afectar a dignidade dos políticos e do próprio país, fazendo perder a fé na Democracia porque, segundo Aldous Huxley, “nos estados autocraticamente organizados, o espólio do governo é compartilhado entre poucos: nos estados democráticos há muito mais pretendentes, que só podem ser satisfeitos com uma quantidade muito maior de espólio que seria necessário para satisfazer os poucos aristocratas; a experiência demonstrou que o governo democrático é geralmente muito mais dispendioso do que o governo por poucos".

Pela actualidade que lhe reconheço, sem querer, de forma alguma, generalizar o que deve ser particularizado para não ferir, com infundadas suspeitas, a honra de simples e honrados cidadãos que possam militar desinteressadamente na política, transcrevo um meu artigo de opinião de há alguns meses, Portugal e a corrupção. Escrevi então:

“Era um vez um pequeno país, na feliz imagem de Afonso Lopes Vieira, “onde a terra acaba e o mar começa”, obrigado, pelo interesse e cobiça da União Soviética, da China Popular e dos próprios Estados Unidos, então sob a presidência de J. F. Kennedy, para que Angola e Moçambique deixassem de ser territórios sob administração portuguesa. Apesar de grande produtor de café, S. Tomé e Príncipe era mantido à margem da ganância dessas grandes potências por elas ainda não terem conhecimento da descoberta de poços de “ouro negro” naquelas paradisíacas paragens de roças vicejantes.

A conivência com esta campanha morava nos diversos areópagos internacionais que, sob o manto hipócrita de nobres intenções humanitárias, atiçaram sobre Portugal as mandíbulas do opróbrio de ser uma nação colonial quando os verdadeiros motivos das grandes potências mundiais tinham por finalidade o pior dos colonialismos: o neo-colonialismo! Estavam lançadas, assim, em terreno fértil as sementes contra a Guerra do Ultramar que implicava uma hemorragia do erário público em três frentes de combate: Angola Moçambique e Guiné Todavia, nos derradeiros anos que antecederam o 25 de Abril, “nunca outro período da nossa história assistiu a um tão rápido desenvolvimento económico e a uma tão grande aproximação da nossa economia às mais desenvolvidas” (Luciano Amaral, Atlântico, ano I, n.º 6, Set. 2005, p.9).

Hoje, assiste-se, apesar da torrente caudalosa dos fundos comunitários (até quando?), a este triste panorama: o salário mínimo nacional é inferior ao da Grécia; os ordenados em Espanha são maiores e o custo de vida menor; os automóveis são 15% mais caros do que a média europeia; a bolsa dos portugueses é onerada com impostos mais elevados que os da grande maioria dos paises europeus; e, last but not least, alguns países do Leste Europeu começam a aproximar-se – ou mesmo a superiorizarem-se – ao desenvolvimento destas paragens lusitanas.

Não fossem os relatórios nada abonatórios para o nosso país, que nos chegam em catadupa do estrangeiro, e são publicados nos media (bendita liberdade de imprensa!), quase poderíamos ser levados a pensar que o bem-estar da Pátria e a felicidade dos portugueses residem, tão-só, em encontrar respostas para perguntas que lhe angustiam a alma, como estas: será que a condição de octogenário de Mário Soares deve ser ou não impeditiva da sua corrida ao Palácio da Ajuda? Ou, mais prosaicamente, qual o clube da Superliga de Futebol se sagrará campeão nacional da época 2005/2006?

Numa nada “ditosa Pátria” - com uma tantas personagens com responsabilidades social, política e económica que, em momentos de grave crise nacional, se preocupam com questões de “lana caprina” ocupando os tempos de ócio, sob o derradeiro sol de Agosto, com intrigas de soalheiro e desavenças de comadres - foi sacudida a opinião pública, pelo menos aquela mais atenta e responsável, pelo artigo de Daniel Kaufmann que relata, na edição de Setembro deste ano da revista “Finance & Development”, editada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que “Portugal podia estar ao nível da Finlândia se melhorasse a sua posição no ranking do controlo da corrupção”.

Em fim de férias, que provocam um certo estado depressivo nas pessoas, grande “maldade” a deste articulista na escolha da altura para a denúncia de um statu quo em que Portugal deixou de estar “orgulhosamente só” para passar a estar vergonhosamente acompanhado pela corrupção, como que a modos, como diria Pessoa, de um “cadáver adiado que procria” "(Público, 26.Set.2005).

Numa altura em que a salvação da nossa economia, mercê das asneiras que se fizeram com três sucessivos Programas de Estabilidade e Crescimento, em que as tentativas de cura se prenunciaram como simples e cada vez mais dolorosas panaceias em que havia o perigo de o doente não morrer da doença mas da cura, é encarada, agora, como salvação in extremis a chegada e permanência do FMI que fará recair, sem dó nem piedade, sobre os justos as asneiras dos pecadores de um desgoverno que conduziu Portugal à triste e penosa situação actual em que se não divisa a luz ao fundo do túnel. Um túnel deveras perigoso porque, segundo Edmund Burke, “no meio de um povo geralmente corrupto a liberdade não pode durar muito”!

Nota: Este post, como o nome indica, reporta-se à próxima campanha eleitoral para a Assembleia da República e à estadia do FMI em Portugal, sendo uma adaptação actualizada de um outro que publiquei neste blogue, intitulado “A Corrupção e a Campanha Eleitoral para a Presidência da República” (07/01/2011).

6 comentários:

Cláudia disse...

Com relação "as sementes de guerra ultramar" sem querer um tom abusivo, ou provocar controvérsias, mas apenas, orientando que anterior a Kennedy, lá nos idos de 1941, iniciara o episódio, que então, Cândido Portinari fora convidado a pintar quatro painéis na Biblioteca do Congresso em Washington e ao concluir teve que, pois a um pedido gentil, descaracterizar o painel do Descobrimento do Brasil, sendo que os americanos vetaram a presença das caravelas portuguesas nesta obra.
Aos brasileiros fora motivo de tristeza pela atitude de Portinari em ceder aos "caprichos" Yankes. Motivo que ainda hoje, repercuti o assunto com indignação e dúvidas...

joão boaventura disse...

Rui Barbosa, senador da República do Brasil, orador brilhante, escreveu em 1914, o retrato do Brasil que, como irmão e herdeiro de Portugal, também a este se aplica.

E o título não podia ser mais sugestivo Sinto vergonha de mim.

A três anos do Centenário deste escrito, pergunto: o que mudou ?

Rui Baptista disse...

Prezada Cláudia: Obrigado pelo episódio que relata e remonta a 1941. É natural que tenha causado engulhos aos Yankes a história de um povo que atravessou mares em pequenas cascas de noz para dar ao Mundo novos mundos.

Assim como lhes seria difícil ver uma "Nação valente e imortal", com oito séculos de História, mantendo um Império que se estendia pelos cinco continentes, civilizando os seus nativos sem os ter exterminado como eles o fizeram relativamente aos índios, deixando pequenas reservas para servirem de figurantes dos seus filmes de cowboys.

Rui Baptista disse...

Caro João: De Rui Barbosa. retenho este pensamento:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

Cláudia S. Tomazi disse...

Acertadamente, o caro Rui Baptista, trás a tônica da questão “nação valente e imortal” e ao que implica neste ideal como apelo, os Yankes tentam de duas maneiras imitar, no primeiro momento através do feito aos olhos do mundo, em disputar como modelo para corrida espacial, e por segundo sutilmente, pacificando guerras a exemplo da educação Jesuíta na América, porém, sem o referencial maior. Que por diferencial, à serem todos empreendimentos de heroíco português, ao que concorrem outras nações também, deste citado oito séculos de História, reservados na Cristandade de quem por fé, elevou nas valorosas e evoluídas Ordens Humanístas de Portugal, por Virtude, Honra e Honestidade, justiça em causas e para o acertado conhecimento, pois não reservo minha afirmação de serem os mais inteligentes os católicos, estes que de boa vontade e firmeza, estão para retidão do saber como para perfeição de um arco capaz, quando o mundo sempre vela silenciosos embates.

Anónimo disse...

Tem cada povo decerto
modos de ser diferentes:
nem de longe nem de perto,
iguais são todas as gentes!

O português, por seu lado,
um defeito tem tremendo:
no mesmo calhau rolado,
sem que aprenda, estar batendo!

Por sua vez os estados
da nação americana
todos eles têm passados
de matriz euro-germana!

Não devemos pois fazer
entre eles comparações:
cada qual tem que viver
com as suas tradições!

Ninguém deve ter vergonha
da respectiva nação,
pois se acaso tem peçonha
será nossa uma porção!

JCN

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...